No ápice da utilização das redes sociais a cultura do cancelamento ganha destaque. A prática que consiste em punir atitudes reprováveis de marcas ou pessoas por meio de críticas e deixando de segui-las é crescente. Esse cenário faz com que os limites da liberdade de expressão nas redes sociais sejam questionados. O direito de liberdade de expressão não cancela o respeito primordial para convivência em sociedade e todo indivíduo deve conscientizar-se de que suas atitudes geram reações no meio coletivo onde está inserido. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, cabe ressaltar que o cancelamento nas redes sociais é uma prática que atinge em maior parte figuras públicas. Publicações ou atos que desagradam os seguidores podem facilmente gerar a revolta e consequente anulação por meio desses (Melhore a apresentação dessa ideia). Essa anulação faz com que celebridades digitais e até mesmo empresas possam sofrer redução em seus faturamentos, devido a perda de credibilidade diante do mercado. Sendo assim é fundamental que figuras públicas busquem manter um padrão comportamental responsável diante da sociedade (Vírgula) a fim de não serem demasiadamente prejudicadas pela inevitável opinião pública. (O argumento precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as causas que geram maior revolta do público em sua maioria não são por motivos banais, mas causas significantes como as ambientais, políticas ou racistas por exemplo. A liberdade de expressão é um direito da figura pública, mas também é um direito do seu público. Logo, é comum que o público se expresse repudiando atitudes que não aprovam por meio do cancelamento nas redes sociais. É até interessante que o público tenha esse poder (Vírgula) a fim de que seja reforçada a responsabilidade social naqueles que possuem um elevado poder de influência na vida das pessoas. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é necessário que figuras públicas tenham um mínimo de etiqueta nas redes sociais (Vírgula) a fim de não serem inconvenientes ao tratar de assuntos polêmicos e de relevante importância social. As próprias plataformas digitais como youtube, instagram e facebook podem atuar fornecendo cursos que tratem sobre boas práticas no meio digital incluindo a abordagem de como pequenas e grandes influências digitais devem se posicionar diante de temas polêmicos de modo benéfico para a sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |