Com a globalização (Vírgula) e a tecnologia por ela desenvolvida, percebe-se um grande fluxo de informações que, associadas às ferramentas de interação existententes, imprimem uma nova forma de se expressar. Relaciona-se a esta realidade a cultura do "cancelamento", onde os indivíduos ( celebridades) que têm falas e atitudes incoerentes do ponto de vista ético sofrem consequências profissionais, algo causado pelo seu público, pessoas influentes, entre outros, que objetivam repreender essas ações através do prejuízo na carreira do praticante do ato, se expressando negativamente. O grande problema é que, com a vinculação das chamadas notícias falsas e dos preconceitos que muitos cultuam, essa atitude pode atingir pessoas por razões de estereótipos e equivocadas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Isso se comprova, por exemplo, ao caso de Sonza, cantora que sofreu "cancelamento" em um clipe com seu atual namorado, o cantor Vitão, tudo devido aos rumores de que ela teria terminado seu relacionamento anterior por adultério à seu ex-marido, rumor que rondou também o término de Gustavo Lima e sua esposa, o artista foi acusado de traição (Vírgula) porém não sofreu repressão, ou seja, não foi expressividade ética, foi machismo. (Argumentação expositiva)
(Melhore a estratégia coesiva) Tratando-se das fake news ( notícias falsas), é notável sua disseminação rápida, que assim como influenciou na perspectiva sobre os candidatos à eleição brasileira de 2018, influenciando o seu resultado nas urnas, pode destruir a reputação de um indivíduo que, na verdade, nunca agiu com má conduta. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Com base nisso tudo, podemos reafirmar que esta política moralista na internet pode ser duvidosa, dependendo da conduta dos usuários que promovem essa ação. É de responsabilidade das empresas de redes sociais (Muito bem. Apresentou o agente), (Sem vírgula) fazer um controle das fake news e incentivar o bom senso de seus utilizadores, através da checagem dos fatos de publicações e punições a quem compartilha essas postagens, o que pode ir de advertências à expulsão da plataforma, tudo associado a propagandas que incentivem as pessoas a não envolverem seus estereótipos no universo digital, com a finalidade de evitar ataques em situações e a indivíduos de maneira equivocada.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |