A cultura do cancelamento pode ser definida como uma série de reações hostis e exageradas por parte dos usuários das redes sociais motivadas por atitudes ou palavras de pessoas famosas, conhecidas na internet. Esse tema tem ganhado destaque nas discussões contemporâneas por estar cada vez mais presente no cotidiano dos usuários. Desse modo, é necessário apresentar um exemplo desse tipo de comportamento, suas consequências e alternativas para a solução da problemática. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, deve-se entender que a cultura do cancelamento é um problema, pois não se trata de uma forma de justiça, ao contrário, provoca reações insensíveis e desmerecidas. Exemplo disso é o que aconteceu com o "youtuber" PC Siqueira, que estava sendo investigado por pedofilia. De posse de tal informação, diversos internautas "cancelaram" o influenciador digital, desferindo ofensas e ameaças, alguns chegando a pedir para ele cometer suicídio (Melhore a apresentação dessa discussão). Um usuário, ainda, promoveu uma enquete para que seus seguidores opinassem se PC ia ou não se matar.
(Boa estratégia coesiva) Em seguida, vale salientar que esse tipo de conduta gera diversas consequências para a pessoa atingida, podendo ter danos leves, moderados ou graves. Nesse sentido, pode-se citar: queda no número de seguidores e rompimento de parcerias e de contratos promovidos por empresas ou por outros influenciadores ou artistas, que agem assim por conta da imagem negativa atrelada à pessoa em questão. Outras consequências são as agressões verbais ou físicas e as ameaças sofridas pelo "cancelado". (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é importante apresentar algumas saídas para a resolução desse problema. Com efeito, algumas leis protegem os indivíduos lesionados por esse tipo de ataque. Assim o Código Penal descreve o crime de ameaçar alguém de causar-lhe mal injusto e grave. Além disso, o Marco Civil da Internet tem como fundamento o respeito aos direitos humanos e ao exercício da cidadania. Nessa perspectiva, é necessária a atuação do Poder Público (Muito bem. Apresentou o agente), principalmente o Judiciário, para efetivamente fazer cumprir as leis e penalizar pessoas que se excedem no ambiente virtual. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |