“Cultura de cancelamento” ficou bastante conhecida após ser eleita como o termo do ano de 2019 pelo Dicionário Australiano Macquarie. Trata-se, basicamente (Vírgula) do ato de "boicotar" alguém nas redes sociais por algum motivo cometido que cause repercussão. Analisando o assunto, é preciso discutir os efeitos negativos e positivos de tal ato. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A criacao criação da internet em 1969, motivada pela Guerra Fria, foi bastante significativo para a humanidade. Um dos seus frutos mais "especiais" a surgirem anos mais tarde foram as redes sociais. Contudo, nós nos dias de hoje, redes sociais como Facebook se tornaram verdadeiros palcos online para a exposição das opiniões alheias. O "cancelamento" é ocasionado pela grande diversidade de pensamentos e crenças existentes na nessas plataformas. (Explore mais o argumento)
(Melhore a estratégia coesiva) Mas, (Sem vírgula) nem sempre esse cancelamento trás traz algo negativo. Em 2019, um vídeo de um renomado cantor brasileiro viralizou em suas redes sociais após um ato de humilhação ser cometido contra uma garota americana em um ônibus na Disney. Isso foi o suficiente para agitar toda as redes sociais com diversas críticas ao cantor. É possível ver, com esse exemplo, que a internet não é terra de ninguém e qualquer coisa pode causar uma grande repercussão. (Abordagem superficial)
(Melhore a estratégia coesiva) Para resolver essa situação, medidas precisam ser tomadas. Empresas de tecnologia como Facebook Inc (?) e Istagram, em parceria com as autoridades governamentais, (Boa. Apresentou o agente) devem promover ações publicitárias para conscientizar seus próprios usuários sobre os limites de utilização e exposição de suas opiniões nessas plataformas. Assim, é possível que esse problema seja solucionado. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |