Na obra "humilhado" (Vírgula) de Jon Ronson, é retratado um futuro distópico em que a sociedade controla e manipula toda a forma de ação nas redes sociais, a fim de moldar a opinião pública e criar um padrão social. Nesse sentido, a narrativa foca na hipocrisia presente na sociedade, uma vez que a mesma julga as ações alheias por meio da internet. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Ronson, (Sem vírgula) pode ser relacionada ao mundo do século XXI: onde qualquer falha, (Sem vírgula) pode vir a destruir por completo a vida de um cidadão. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, vale ressaltar que, em função dos "padrões" sociais impostos pela sociedade, internautas estão cada vez mais expostos ao julgamento alheio sofrido de forma constante. (Não compreende a estrutura do texto. Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, vale salientar que, de acordo com o filósofo Michel Foucault (Dois pontos) "o poder não está em um só lugar ou em uma pessoa", mas sim está na rede composta de saberes e discursos (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, os usuários são analisados pelo "sistema" e julgados por seus atos. (A abordagem do tema está superficial)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que uma medida seja tomada para mitigar esse impasse. Para tanto, compete ao Ministério da Educação (Vírgula) unidos das instituições educacionais, (Muito bem. Apresentou o agente) por meio de palestras, alertar sobre as consequências de incentivar a cultura do cancelamento, pois assim, (Sem vírgula) será possível minimizar os efeitos gerados por esse maléfico. Posto isso, a obra de Jon Ronson se tornará apenas uma ficção. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |