Na era Mesopotâmica, a Lei de Talião definia a sentença de acordo com o erro das pessoas, podendo resultar em decapitação, amputação de membros entre outras atrocidades. Hoje, a Lei de Talião converteu-se em cultura do cancelamento, tornando juízes pessoas comuns por detrás das telas. Isso, entretanto, incorre em degradação da saúde mental dos envolvidos além de afetar sua vida profissional e pessoal. (Apresente a tese com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) No que tange a saúde mental, o stress causado pelo cancelamento atinge ambas as partes envolvidas. A falta de comunicação leva a extremos (Vírgula) como discursos de ódio e até mesmo linchamento virtual. De um lado, existe o furor e desejo ardente de fazer justiça, e do outro lado o medo constante de sofrer novos ataques, até mesmo físicos. (Explore mais as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Já no âmbito profissional, o cancelamento gera uma série de prejuízos a curto, médio e longo prazo, haja vista que empresas e patrocinadores não desejam associar seu nome e marca aos cancelados (Melhore a apresentação dessa ideia). Um exemplo recente pode ser visto através da influenciadora Gabriela Pugliese que, após uma comemoração com amigos - em período de quarentena - por se recuperar da Covid-19, sofreu cancelamento, perdas contratuais e até mesmo desativou suas redes após ataques virtuais. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, faz-se crucial a conscientização da população por meio da mídia e das redes sociais acerca do diálogo como premissa (Muito bem. Apresentou o agente), em vez de julgamentos precipitados. Também, cabe ao Estado (Ótimo. Apresentou outro agente) intervir em situações criminais como racismo, homofobia e ameaças, para erradicar a sensação de impunidade que leva os internautas a praticarem sua própria justiça. É preciso menos olhos por olhos e mais olhos nos olhos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |