Cultura do cancelamento: Por que precisa parar? - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 02/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A cultura do cancelamento no cenário contemporâneo das redes sociais é a maneira áspera de manifestação do politicamente correto. Através dela, comportamentos nocivos se espalham nas mídias digitais e, em sua maioria, o alvo do cancelamento não é afetado como esperado. Assim, ainda que o cancelamento intenda  (Reveja a seleçaõ lexical) mostrar que certos comportamentos não são aceitáveis, a abordagem escolhida para tal se mostra deveras inapropriada. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) No caso de James Charles (Vírgula) em 2019, onde sua amiga Tatiana Westbrook fez acusações de abuso sexual e comportamentos inadequados por parte de seu amigo, ele foi cancelado (Melhore a apresentação dessa discussão). As acusações foram derrubadas por falta de fundamento e a plataforma de James voltou a crescer. Nesse arco, pode-se observar um dos grandes problemas da cultura do cancelamento: ela fere a saúde mental dos envolvidos, espalhando discursos de ódio (Melhore a progressão de ideias). Em setembro do mesmo ano, em entrevista com Joey Graceffa, James contou que sem o suporte de seus amigos, dada a onda de mensagens de ódio que recebia diariamente, ele “estaria morto”. Afinal, de nada vale o expurgo de certos comportamentos inadequados se, no processo, outros forem perpetuados.

(Melhore a estratégia coesiva) Em abril de 2020, um intérprete norte-americano, de nome artístico Sherry Pie, foi acusado de múltiplos crimes. Acusações as quais ele se pronunciou respondendo que “sentia muito” por ter causado tremenda dor para tantas pessoas (Reestruture essa discussão). Mesmo tendo assumido responsabilidade, ele teve sua plataforma quebrada e se absteve de suas redes sociais desde então. Em contraponto a este caso, o youtuber Jeffree Star consegue manter seus seguidores mesmo após falas racistas diversas em seus anos como figura pública. Hoje, ele conserva milhões de seguidores em suas redes sociais. Sherry assumiu a culpa, mas o efeito do cancelamento foi devastador. Já com Jeffrey, que evadiu as acusações, o cancelamento foi inefetivo. Como o cancelamento afeta o indivíduo em níveis diferentes dependendo de seus seguidores, ele perde seu propósito. (Reestruture as discussões desse parágrafo. Abordagem expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, a cultura do cancelamento é sem dúvida um dos maiores males das mídias digitais. Todavia, esse cenário não é difícil de mudar. Da mesma forma que os influenciadores e a comunidade utilizam do bom senso para enxergar quais comportamentos são aceitáveis ou problemáticos por parte das figuras públicas, podem constatar a natureza tóxica da cultura do cancelamento. Assim, a mudança da comunidade ocorre de dentro, com a conscientização por parte dos influenciadores e engajamento da comunidade, campanhas e hashtags como Black Lives Matter. Assim, é possível a evolução das redes sociais em um ambiente saudável para todos presentes. (Não apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200