Em “O Auto da Barca do Inferno”, Gil Vicente, o pai do teatro português, tece uma crítica ao comportamento vicioso no século XVI. Fora da ficção, o Brasil do século XXI demonstra as mesmas conotações no que se refere a cultura do cancelamento, diretamente relacionada com as redes sociais e a ética. Nesse contexto, o tema é um desafio no Brasil, e persiste devido, (Sem vírgula) não somente ao individualismo nos discursos de ódio, mas também a questões socioculturais. (Muito bem. Fez a contextualização do tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o individualismo mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Na obra "Modernidade Líquida", Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é vigorosamente influenciada pelo egoísmo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange a cultura do cancelamento (Explore mais essa discussão). Essa liquidez que influi sobre a questão das redes sociais funciona como um forte empecilho para sua resolução.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da lenta mudança na mentalidade social. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível notar que a questão da cultura do cancelamento é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa. (Explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Com isso, torna-se necessária uma intervenção pontual no problema. Então, é preciso que o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente), em parceria com o Conselho Federal de Psicologia do Brasil e as prefeituras, desenvolva "workshops" e oficinas educativas em escolas, sobre a importância da empatia para o enfrentamento de problemas sociais e para o equilíbrio da sociedade. Além disso, podem ser disponibilizadas atividades práticas, como dinâmicas, dramatizações e jogos, a fim de tratar o tema de forma lúdica, para que a empatia seja uma prática presente nas redes sociais. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe para a problemática com mais empatia, pois, como descreveu o poeta Leminski: "Em mim, eu vejo o outro". (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |