No seriado “You”, produzido pela Netflix, é abordado como a superexposição na internet pode ter um efeito negativo. Fora da ficção a realidade não é diferente, a internet tem se tornado uma ferramenta de justiça social, e isso vem ocorrendo tanto pelo aumento da exibição na busca pela popularidade, quanto pela falta de regras para o controle do mundo virtual. (Muito bem! Apresentou a tese. No entanto, sugiro que melhore a contextualização do tema para que fique mais evidente o que foi proposto)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, deve-se destacar que a excessiva exposição da vida privada na internet tem sido um fator determinante para as redes sociais se tornarem uma espécie de “tribunal”. Nesse sentido, o surgimento exponencial de “influenciers”, que compartilham seu dia a dia para obterem cada dia mais seguidores, os deixaram mais expostos a críticas e manifestações de ódios, por parte dos usuários que se sentem no direito de cobrar a perfeição por parte daqueles que os influenciam. Ademais, a prática de comportamentos não toleráveis (Cite alguns exemplos) pelas celebridades vêm implicando seu cancelamento nas redes sociais como forma de punição . (Explore mais o argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator existente é a falta de uma regulamentação efetiva do uso da internet. Sob essa ótica, convém pontuar que apesar de em 2014 ter sido estabelecido o Marco social da internet (Vírgula) com algumas diretrizes para o uso, ainda prevalece a ideologia de que o mundo cibernético como uma “terra sem lei”. Tal fato, (Sem vírgula) reflete na dificuldade de identificação dos responsáveis por ataques e das condutas puníveis, tendo e, em vista vista que apesar de muito popular, o mundo virtual ainda está “engatinhando”. (Explore o argumento com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, levando-se em consideração os aspectos apresentados, é necessário que haja o desenvolvimento de mais leis que abordem a temática da internet, versando sobre o assunto com mais detalhes e rigor, juntamente com a capacitação de profissionais para atuarem identificando os autores de crimes virtuais, a fim de que o hábito de usar as mídias sociais como um ambiente sem limites não se perpetue. (Não apresentou o agente. A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |