Cultura do ódio gratuito - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 02/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o jornalista Alison V. Marques, a cultura do cancelamento começou a ganhar mais força em 2017, quando houve um movimento contra o abuso sexual. Nesse contexto, esse fenômeno na sociedade contemporânea vem aumentando a cada dia nas redes sociais e gerando grandes impactos na vida das pessoas "canceladas", principalmente famosos e figuras públicas. Além disso, está sendo criados inúmeros fakes para atacar pessoas até mesmo sem motivos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o filósofo iluminista Voltaire, nem sempre podemos agradar, mas podemos falar sempre agradavelmente, porém sabe-se que no meio virtual é impossível acontecer um debate saudável e a criação de fakes para atacar, fazer discursos de ódio contra as pessoas só aumentam, podendo causar depressão, crises de ansiedade naqueles que recebem, mesmo sem ter feito nada de grave. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Nota-se que a internet está se tornando um ambiente problemático. A maioria das figuras públicas enfrentam situações complicadas ao se pronunciarem sobre qualquer assunto, pois uma simples fala pode gerar uma bola de neve (Melhore a construção dessa ideia), por outro lado, alguns perdem a total razão quando praticam atitudes discriminatórias, injustas, o que torna merecedora do cancelamento, assim perdem seu direito de defesa, pois não há argumentos que possam reverter atitudes racistas, machistas, homofóbicas e preconceituosas. (As discussões precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, tais medidas seriam suficientes para combater a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea, os empresários dessas redes sociais (Boa. Apresentou o agente) devem fiscalizar de maneira reforçada páginas que podem ser fakes, por meio de detectores, deletando automaticamente os discursos de ódio e criar campanhas onlines para conscientização, a fim de punir as pessoas e evitar que esse tipo de situação aconteça. Dessa forma, teremos uma sociedade mais saudável. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200