A internet no século XXI está cada vez mais presente na sociedade mundial pelos seus avanços nas pesquisas científicas (Melhore a construção dessa ideia), no entretenimento e nas redes sociais. Todavia, um movimento idealista perigoso surgiu com o advento das mídias, conhecido como “A cultura do cancelamento”. Atualmente, esse movimento se faz presente constantemente nas mídias sociais, gerando diversos óbices na liberdade pessoal e na Constituição federal, além de originar uma ditadura ideológica das classes militantes. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) A cultura do cancelamento é o julgamento das atitudes e ideais de alguma pessoa famosa, onde a mesma publica uma foto, uma frase ou um arquivo que resulta em uma polêmica virtual, muitas vezes desencadeando discussões políticas e sociais de longo alcance. O grupo que compõe essa cultura, (Sem vírgula) possui como objetivo principal inflamar o indivíduo contrário, por meio de ofensas ideológicas, raciais, culturais ou até mesmo religiosas. Desta forma, o grupo fere a Constituição federal, já que o artigo Art. 5º assume que a lei punirá toda discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais, o que é feito pelo grupo como forma de justiça, sendo (Vírgula) na verdade, um crime cibernético. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Voltaire em suas obras afirmou que (Dois pontos) “quando não há entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade”. O pensamento do filósofo que viveu cerca de 300 anos atrás vem de encontro com a linhagem do cancelamento virtual moderno. Torna-se perceptível de que o “tribunal” que comanda essa linhagem de pensamento, (Sem vírgula) não permite qualquer direito de liberdade de expressão e de respostas aos ataques, dado que a partir do cancelamento, o indivíduo cumpre um cárcere online e consequentemente deixa de ser acreditado pelos apoiadores e pelos leitores. Além disso, os famosos não são tratados da mesma forma. Existe a expressão virtual “passar pano”, a qual os grupos que normalmente atacam, se omitem diante os fatos, comprovando que o movimento não oferece justiça. (Boas discussões)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos citados, comprova-se que a cultura do cancelamento é duvidosa e muitas vezes criminosa. Logo, medidas severas devem ser tomadas. Os donos das maiores redes sociais (Boa. Apresentou o agente), como o Twitter, Facebook e Instagram, devem criar leis internas proibindo a prática desses comentários ofensivos nas redes, por meio de robôs virtuais que acompanham postagens com caracteres ofensivos e denunciam instantaneamente. A partir da denúncia, profissionais especializados julgarão se foi um discurso de ódio. Ao ser comprovado, a conta automaticamente é deletada e o dono processado. Cancelando aquele que iria cancelar. Somente assim, o óbice será resolvido. (Reestruture a proposta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |