privatização do saneamento básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
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Usasse de exemplo o país do Chile, onde o saneamento básico é privatizado, por conta disso, traz consequências diretas para a população (Melhore a apresentação dessa ideia). Tais como empresas e indústrias possuem 90% dos direitos de aproveitamento da água, as indústrias não recebem sanções pela contaminação da água, dessa forma comunidades na quais há exploração de recursos hídricos são obrigadas a utilizar água contaminada. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Reveja o conectivo mais adequado) Dessa maneira grande parte da população, especialmente famílias de baixa renda (Vírgula) sofrem com as causas que a água contaminada afeta na saúde, trazendo grandes chances de encadeamento de novas doenças, por conta dos produtos químicos depositados na água (Melhore a apresentação dessa discussão). Sendo assim, causando superlotação no SUS (Desenvolva a sigla) e gerando um novo problema. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Um exemplo real é a peste negra, pelo fato de no Rio de Janeiro não se ter saneamento básico, ruas e esgotos eram cobertos de lixo. Desse modo, roedores transmissores de doenças encadearam uma epidemia. Percebe-se que o saneamento básico é essencial tanto para a saúde quanto para atividades domésticas diárias, porém maioria da população não possui renda suficiente para sustentar o uso da água privatizada. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo deve exigir a sanções das indústrias pela contaminação da água, E e assim investir o valor das sanções em tratamento de esgotos, (Ponto final) Para melhores resultados indústrias devem adquirir projetos sustentáveis para assim evitar poluição de rios e mares. Dessa forma, teremos um Brasil com mais qualidade de vida. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Delimite e articule os argumentos de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200