Usasse de exemplo o país do Chile, onde o saneamento básico é privatizado, por conta disso, traz consequências diretas para a população (Melhore a apresentação dessa ideia). Tais como empresas e indústrias possuem 90% dos direitos de aproveitamento da água, as indústrias não recebem sanções pela contaminação da água, dessa forma comunidades na quais há exploração de recursos hídricos são obrigadas a utilizar água contaminada. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Reveja o conectivo mais adequado) Dessa maneira grande parte da população, especialmente famílias de baixa renda (Vírgula) sofrem com as causas que a água contaminada afeta na saúde, trazendo grandes chances de encadeamento de novas doenças, por conta dos produtos químicos depositados na água (Melhore a apresentação dessa discussão). Sendo assim, causando superlotação no SUS (Desenvolva a sigla) e gerando um novo problema. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Um exemplo real é a peste negra, pelo fato de no Rio de Janeiro não se ter saneamento básico, ruas e esgotos eram cobertos de lixo. Desse modo, roedores transmissores de doenças encadearam uma epidemia. Percebe-se que o saneamento básico é essencial tanto para a saúde quanto para atividades domésticas diárias, porém maioria da população não possui renda suficiente para sustentar o uso da água privatizada. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo deve exigir a sanções das indústrias pela contaminação da água, E e assim investir o valor das sanções em tratamento de esgotos, (Ponto final) Para melhores resultados indústrias devem adquirir projetos sustentáveis para assim evitar poluição de rios e mares. Dessa forma, teremos um Brasil com mais qualidade de vida. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Delimite e articule os argumentos de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |