***

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

No que diz respeito a privatização dos serviços de saneamento básico, é importante ressaltar que na Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 6°, define sobre os direitos sociais (Vírgula) e nesse rol a saúde está inserida. Nesse contexto, vale destacar essa desestatização impediria o acesso do ao saneamento básico à população carente. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, pode-se mencionar que a prestação da saúde é dever do Estado, buscando ele os meios de estender o acesso a toda população de forma igualitária. Diante disso, os serviços básicos de saneamento como água, esgoto, recolhimento de resíduos sólidos e limpeza urbana, não devem ficar retidos na mão do setor privado. (Argumentação limitada) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, faz-se necessário atentar para a população de baixa renda, que ficaria sem um serviço essencial para a dignidade humana, devido à sua condição social (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, o país viverá um retrocesso, pois muitos brasileiros ficarão vulneráveis a doenças pela falta desse mínimo oferecido e, consequentemente, uma higiene inadequada. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a privatização dos serviços de saneamento é assunto relevante ao Brasil e aos cidadãos e não pode ficar preso à empresas capitalistas as quais visam somente o lucro. Assim, deve-se criar medidas que saiam do papel, para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Afinal, uma sociedade justa é aquela que respeita a dignidade da pessoa humana. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES