No que diz respeito a privatização dos serviços de saneamento básico, é importante ressaltar que na Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 6°, define sobre os direitos sociais (Vírgula) e nesse rol a saúde está inserida. Nesse contexto, vale destacar essa desestatização impediria o acesso do ao saneamento básico à população carente. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, pode-se mencionar que a prestação da saúde é dever do Estado, buscando ele os meios de estender o acesso a toda população de forma igualitária. Diante disso, os serviços básicos de saneamento como água, esgoto, recolhimento de resíduos sólidos e limpeza urbana, não devem ficar retidos na mão do setor privado. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, faz-se necessário atentar para a população de baixa renda, que ficaria sem um serviço essencial para a dignidade humana, devido à sua condição social (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, o país viverá um retrocesso, pois muitos brasileiros ficarão vulneráveis a doenças pela falta desse mínimo oferecido e, consequentemente, uma higiene inadequada. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a privatização dos serviços de saneamento é assunto relevante ao Brasil e aos cidadãos e não pode ficar preso à empresas capitalistas as quais visam somente o lucro. Assim, deve-se criar medidas que saiam do papel, para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Afinal, uma sociedade justa é aquela que respeita a dignidade da pessoa humana. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |