O marco é garantia? - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O saneamento básico é um direito fundamental à saúde e qualidade de vida, uma vez que assegura a redução de doenças e impactos ambientais, comprovando que sua universalização é indispensável.. (Uso inadequado da pontuação) Todavia, o acesso ao serviço ainda é limitado e o investimento no setor é baixo (Boa. Apresenta a tese), o que implicou no Projeto de Lei 4162/2019 que prevê garantir que 99% da população tenha acesso ao saneamento.

(Reveja qual conectivo seria mais adequado) No entanto, as motivações da PL (Desenvolva a sigla) vão além da insatisfação com o serviço público, sendo isso apenas uma justificativa para empresas privadas agirem conforme seus interesses (Melhore a apresentação dessa ideia). De fato, estão mais preocupados na lucratividade do que tornar a prestação de água uma função social, que visa se preocupar com a população. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Logo, o Projeto de Lei não garante melhoria. Pelo ao contrário, terá como consequência aprofundar a desigualdade existente no acesso ao serviço público, acarretando principalmente em ambientes periféricos cujo ambientes serão comprometidos pela falta de higienização e disseminação de doenças (Melhore a apresentação dessa discussão). Ademais, outros setores, como a saúde, se tornarão cada vez mais sobrecarregados e restritos. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) É evidente que a privatização do saneamento básico vai ampliar a desigualdade. Logo, cabe à sociedade (Boa. Apresenta o agente) pressionar autoridades políticas a alterarem a lei ou cumprir o essencial: revogá-la. Desse modo, compete ao Estado alterar a lei, de forma que os municípios tenham direito de escolher se vão aderir ou não, posto que essa lei está sendo imposta de maneira sútil. Além disso, se o projeto for aprovado, é essencial que o governo disponibilize auxílios que ajudem a população mais precária a pagarem o saneamento. Assim sendo, essas medidas irão amenizar os efeitos da PL, caso essa seja aprovada.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200