O saneamento básico é um direito fundamental à saúde e qualidade de vida, uma vez que assegura a redução de doenças e impactos ambientais, comprovando que sua universalização é indispensável.. (Uso inadequado da pontuação) Todavia, o acesso ao serviço ainda é limitado e o investimento no setor é baixo (Boa. Apresenta a tese), o que implicou no Projeto de Lei 4162/2019 que prevê garantir que 99% da população tenha acesso ao saneamento.
(Reveja qual conectivo seria mais adequado) No entanto, as motivações da PL (Desenvolva a sigla) vão além da insatisfação com o serviço público, sendo isso apenas uma justificativa para empresas privadas agirem conforme seus interesses (Melhore a apresentação dessa ideia). De fato, estão mais preocupados na lucratividade do que tornar a prestação de água uma função social, que visa se preocupar com a população. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Logo, o Projeto de Lei não garante melhoria. Pelo ao contrário, terá como consequência aprofundar a desigualdade existente no acesso ao serviço público, acarretando principalmente em ambientes periféricos cujo ambientes serão comprometidos pela falta de higienização e disseminação de doenças (Melhore a apresentação dessa discussão). Ademais, outros setores, como a saúde, se tornarão cada vez mais sobrecarregados e restritos. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) É evidente que a privatização do saneamento básico vai ampliar a desigualdade. Logo, cabe à sociedade (Boa. Apresenta o agente) pressionar autoridades políticas a alterarem a lei ou cumprir o essencial: revogá-la. Desse modo, compete ao Estado alterar a lei, de forma que os municípios tenham direito de escolher se vão aderir ou não, posto que essa lei está sendo imposta de maneira sútil. Além disso, se o projeto for aprovado, é essencial que o governo disponibilize auxílios que ajudem a população mais precária a pagarem o saneamento. Assim sendo, essas medidas irão amenizar os efeitos da PL, caso essa seja aprovada.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |