De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 17% dos brasileiros ainda sofrem da carência de água tratada, fato que ocorre pelo pequeno ou ausente investimento público no serviço de saneamento. Privatizá-lo é, por conta disso, e para alguns, a solução do problema. Entretanto, sua privatização ocasionará em ainda mais problemas, o que é grave, visto a importância do serviço no Brasil. (Apresente a tese com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário ressaltar os impasses que surgiriam a partir do momento em que o serviço fosse privatizado. Segundo John Locke, filósofo da Renascença, a privatização causa desigualdade social. A empresa qual ficaria responsável pelo serviço (Problemas na construção de sentido), no momento em que esse for privatizado, teria a possibilidade de preferência à locais cujas as pessoas pagam mais por ele e, assim, deixaria de lado os locais com moradores menos favorecidos monetariamente. Desse modo, haveria maior desigualdade social. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o saneamento básico é muito importante. Esse zela pela saúde de todos os indivíduos com acesso a ele, em território nacional. Conforme Aristóteles, filósofo da Antiguidade, a verdade é encontrada a partir das evidências presentes, e no que tange a esse caso, a verdade é que a privatização restringiria os serviços de saneamento a uma parcela da população, do mesmo modo como as escolas particulares — privadas — são restritas às pessoas mais abastadas monetariamente, em sua maioria. Portanto, é importante evitar a privatização desses. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, um saneamento básico privado não é algo desejável. Sendo assim, a sociedade (Boa. Apresenta o agente) deve lutar contra a privatização através de manifestações, com o objetivo de manter o saneamento básico como um serviço público. Essas manifestações ocorreriam através de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, e chamariam a atenção dos integrantes do governo. É necessário lutar por um serviço cujo reduza o número de pessoas sem acesso à água tratada e não por um que possa aumentar esse número. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, tendo em vista que a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |