---

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

A Constituição Federal de 1988- norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro- garante direitos fundamentais e sociais aos brasileiros. Todavia, percebe-se que na atual realidade brasileira, (Sem vírgula) não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito ao saneamento CC. Isso ocorre, pois, existe uma falta de investimento público para mudar a situação crítica que tantos cidadãos vivem, o que levanta questionamentos relacionados a privatização da água. Além disso, a privatização pode trazer malefícios as periferias. (Melhore a progressão de ideias. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Privatizar o sistema de saneamento básico, (Sem vírgula) advém da necessidade de milhões de famílias que ainda não têm acesso a esse serviço, cerca de 17% da população do Brasil não tem disponível água tratada- de acordo com o Sistema Nacional de informações sobre saneamento (SNIS). Sob esse viés, é possível perceber um cenário de escasso investimento público, inclusive nas periferias, que são as mais afetadas pela falta de saneamento. (As discussões precisam ser mais exploradas)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Apesar de a privatização do saneamento ser vista como uma forma de atrair investimentos privados para levar água e esgoto a toda população e melhorar a economia, exemplos de experiências internacionais nos levam a crer contrariamente. Entre elas: Paris, Berlim, Buenos aires e La Paz, que foram surpreendidas negativamente, as empresas privadas estão em busca de lucro, e lucrar nesses casos foi sinônimo de falta de acesso de um número grande de pessoas à sobrevivência, pois água é sobrevivência (Melhore a progressão de ideias). A partir disso, críticos, como o deputado federal Glauber Braga, afirmam que atitudes semelhantes, (Sem vírgula) podem trazer maiores complicações as periferias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esses impasses. A fim de tornar efetiva a Constituição de 1988, cabe aos estados e municípios (Boa. Apresenta o agente) implementarem saneamento nas áreas mais precárias, e aos poucos ampliar essas manutenções, por meio de formação de conselhos regionais que levem os problemas das regiões para as prefeituras e órgãos que possam contribuir. Somado a isso, o Estado deve em seu poder legislativo, (Sem vírgula) atribuir punições a municípios que não levarem a acessibilidade a suas respectivas regiões, para assim, (Sem vírgula) a privatização da água não seja uma saída para problemas que o Brasil não consegue solucionar. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES