Privatizar para melhorar. Ou piorar?

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

A desestatização(Vírgula) ação de transferir o que pertence ao Estado para o domínio de iniciativa privada, é um meio utilizado pelo governo federal brasileiro como forma de alavancar uma área danificada do setor público e beneficiar com isso a população e a economia.Entretanto, um olhar crítico é necessário quanto a essa temática (Vírgula) de forma a não transformar a privatização em um meio de segregação. (Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Brasil é a nona maior economia do mundo, todavia a desigualdade social e a falta de infraestrutura básica ainda é a realidade de milhares de brasileiros, esses precisam conviver diariamente com a escassez de água e esgoto tratado. Nesse ponto a privatização do saneamento básico surge como uma solução, de maneira aumentar os investimentos e disponibilizar de forma eficiente esses recursos fundamentais para uma vida digna e saudável. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A problemática está presente (Vírgula) porém no contexto histórico-geográfico do Brasil, um país que desde seus primórdios (Evite construções clichês) sofre com a segregação socioespacial. Esse fato faz com que grandes metrópoles (Vírgula) como o Rio de Janeiro e o Recife, as quais possuem centros industrializados, tornam-se atrativos para as empresas privadas do setor de saneamento. Em contrapartida dispomos de diversas regiões periféricas, que não seriam assistidas por essas instituições por gerar menores lucros e ainda seriam prejudicadas pelo encarecimento das tarifas. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva)Tendo em vista os argumentos apresentados, torna-se necessário uma ampla visão das empresas de forma a construir sedes de suas instituições nas áreas periféricas, pois assim essas regiões tornariam-se mais visadas. Tal ação deve ocorrer por meio de implantações, por exemplo, polos para o tratamento do esgoto, a fim de proporcionar saneamento básico a essa parte da população, ademais, esses centros também seriam fonte de renda as pessoas, que por seleção iriam ser empregadas, e de lucro para as empresas responsáveis. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES