Privatização do Saneamento Básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Água não potável, esgoto à céu aberto, proliferação de doenças (Mlehore a apresentação dessa discussão). Essas realidades parecem distantes, mas para parte da população brasileira é somente uma situação cotidiana. Atualmente (Vírgula) no Brasil, a maior parte da população é atendida pela iniciativa pública, cerca de metade da população não tem acesso a rede de esgoto, e 16% dessa população não possui a acesso à água tratada. Esses deveriam ser recursos básicos fornecidos e assegurados pelo governo, mas que infelizmente parte da polução não é contemplata. (Apresente a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Países como Chile, Alemanha que já possuem praticamente toda rede de saneamento básico pela iniciativa privada, e certa de 90% da população tem acesso ao tratamento de esgoto e água. Com a privatização do saneamento básico (Vírgula) no Brasil, sugem muitas dúvidas, com a implantação inicial alega-se que os preços ficaram mais baixos pela concorrência com a iniciativa pública. Porém (Vírgula) ao analisar de uma forma mais ampla e a longo prazo, investidores realmente irão querer invertir em regiões periféricas, onde os lucros e o retorno financeiro não serão como de uma metropóle. (Abordagem limitada. Reestruture)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Para que a população seja contemplada e que todos os acordos sejam cumpridos, uma vez que a rede pública não consegue atingir boa parte da população, com a inserção da iniciativa privada deve se assegurar de que as taxas não aumentarão de forma absurda, assim toda a população poderá manter a rede de tratamento. Também precisa se estabecer metas para o atingimento das cidades onde atualmente não há o tratamento de esgoto para que com a privatização toda população seja resguardada, e que os valores dessas regiões sejam proporcionais a renda da população para que consigam custiar o saneamento. Sendo assim a toda a população terá acesso a rede de saneamento básico (Melhore a construção de sentido), evitando assim problemas de saúde, atraindo invertidores pela qualidade das cidades e gerando uma qualidade de vida muito melhor para muitos brasileiros. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200