"..."

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

Na obra "Filosófia do Direito", o pensador Hegel discorre sobre a importância de um pensamento bilateral para a formação da consciência dos indivíduos, que consiste em estar no mundo e ver o mundo por completo. Analogamente, no cenário atual brasileiro, a narrativa do autor faz-se vigente, visto que a privatização do saneamento básico é analisada e encara uma visão dualista perante os cernes civis e estruturais. Desse modo, é válido analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos políticos e sociais. (Excelente. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é válido sobrelevar que o precário abastecimento de água e saneamento de esgotos, no Brasil, mostram-se atrelados a manutenção, nas bases civis, de preceitos ligados aos grandes problemas de uma má administração pública. Segundo Edmund Burker, reverente filósofo irlandês, uma pátria, para fazer-se amar, deve ser multifacetada em todos os seus aspectos socioespaciais. Nesse viés, o não direcionamento de verbas estatais para a estruturação dos serviços de água, de limpeza urbana e de tratamento de esgotos confronta a lógica desse pensador, uma vez que os cidadãos de baixa e média renda são tratados de maneira banal e superficial frente à situação supracitada. (Explore mais o argumento apresentado)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, há, ainda, rastilhos clientelistas na atual conjura econômica. Consoante Karl Marx, proeminente sociólogo moderno, a história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classes. Nessa linha de pensamento, privatizar os serviços de saneamento básico para a exploração dos cidadãos brasileiros, iria contrapor o que fora dito por Marx, dado que o poder deixaria de emanar sobre o povo e passaria a ser usado em detrimento de uma "classe elitizada". Destarte, tal direito constitucional converte a ser pouco igualitário e torna-se um reflexo da sociedade contemporânea, na qual as relações de lucro e interesse predominam. (Explore mais os argumentos)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Poder Executivo — instituição de notória importância para o país — (Boa. Apresenta o agente e faz o detalhamento do agente) promover uma reestruturação nos complexos sanitários mediante a correta distribuição de capital público, dentro de periferias e áreas afastadas dos grandes centros urbanos, que tenha como objetivo uma melhor qualidade de vida e uma melhor disposição desses serviços à comunidade canarinha. Assim, o poder não deixar de emanar sobre o povo e o pensamento de Hegel tornar-se-à uma realidade para essa geração e futuras. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES