Privatização do saneamento básico (redação 2)

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

Nos últimos meses, (Sem vírgula) há uma discussão à respeito da PL 4162/2019 e a privatização ou não do saneamento básico no Brasil, devido a demora do estado em prestar esses serviços. Acesso à água potável, à coleta e ao tratamento de esgoto é direito fundamental de todo cidadão e deve ser atendido independente da empresa que prestará o serviço, proporcionando o estado condições financeiras mínimas para que os brasileiros arquem com os custos desse direito. (Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) No ano de 2019 cerca de 25% dos brasileiros estiveram abaixo da linha da pobreza  (Vírgula) segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), vivendo com uma renda insuficiente para manter uma vida plena. Com a conta de água aumentando devido a troca da empresa responsável pelo trabalho, o governo deveria se preocupar em diminuir as desigualdades econômicas e trabalhar para que cada cidadão tenha o mínimo para pagar as suas contas básicas e ter uma vida digna, ao invés de oferecer um serviço precário e incompleto, nivelando a qualidade de vida das pessoas em um degrau abaixo. (Argumentação superficial. Reestruture)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Brasil assumiu um compromisso desde de 1988 (Vírgula) com a sua Constituição, de planejar e executar programas de saneamento básico, não especificando em sua Carta Magna as empresas públicas ou privadas que irão oferecê-los, mas sim que garantam a entrega deste direito tão importante. O benefício que as Empresas Estatais trazem, como o ganho econômico para a máquina pública e a manutenção de empregos são importantes, mas não são prioritários, sendo então os direitos mínimos de cada brasileiro para uma vida justa respeitados e tratados com maior urgência. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva), Sendo assim o projeto de lei que tramita desde o ano passado deve ser aprovado pelo Presidente da República o quanto antes, para que milhões de brasileiros possam ter acesso à água potável, à coleta e tratamento de esgoto imediatamente. Além disso, o governo deve trabalhar mais em políticas públicas para diminuir a desigualdade social e garantir aos cidadães brasileiros condições de não somente pagar contas básicas de água, luz e telefone, mas também usufruir de lazer, cultura e outros pontos importantes para uma pessoa viver com qualidade. ​​​​​​​(Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES