No Brasil o saneamento básico, segundo a Constituição, deve ser disponibilizado pelo Estado. Similarmente ao contexto supracitado, a privatização dos serviços de esgoto, água e limpeza pública é bastante eficaz, entretanto, requer uma análise consistente, uma vez que tal fato incide na cidadania plena. Assim é função do Governo observar o impacto do assunto e é dever da sociedade assumir seu protagonismo em face desse problema. (Não formula a tese)
(Boa estratégia coesiva) A priori, ressalta -se o papel do Estado na privatização do saneamento básico. Posto isso o Governo não pode ser omisso na avaliação acerca dessa problemática, a qual é tão estratégica para a população. A exemplo disso, tem se a venda da mineradora Vale em 1997, por 3 bilhões, sendo que suas reservas minerais estavam avaliadas em 100 milhões, e esse prejuízo possui resultados desastrosos para os cofres públicos. Portanto, a gestão eficiente das políticas estatais é decisiva para revogar os aspectos da terceirização do saneamento básico. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se o protagonismo social frente à privatização do saneamento básico. Dado que a cidadania confere direitos, ela cobra deveres e, por conseguinte, uma postura mais ativa dos indivíduos em relação à terceirização dos serviços de esgoto, água e limpeza pública. Sob esse viés, o sociólogo Jean Jacques Rousseau pontua que o Estado provém de um contrato social, isto é, a participação do cidadão na política garante um bom funcionamento dos poderes. Logo o engajamento perene da sociedade é profícuo, pois ele reflete aquilo que ela quer para si. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, é premente que a privatização do saneamento básico seja analisada de modo robusto. Nesse sentido, o Ministério do Planejamento (Boa. Apresenta o agente), junto à Secretaria Federal de Tecnologia da Informação e Comunicação, deve desenvolver um aplicativo para que os cidadãos indiquem aspectos negativos e positivos do problema. Para isso, a plataforma digital será disponibilizada gratuitamente e, por meio de parcerias público-privadas com o segmento de telefonia móvel, o acesso dos usuários também, de forma que eles possam indicar ao governo medidas que melhorem e tornem o saneamento básico mais democrático. Tudo isso com o fito de melhorar a qualidade do setor e cumprir o que pede a Constituição.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |