Segundo o 25° artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, toda pessoa tem direito a um padrão de vida adequado. Visto isso, como os demais membros da ONU(Organização das Nações Unidas), o estado brasileiro tem o dever de cuidar das questões higienistas. Entretanto a desestatização dos serviços de limpeza aprovada pelo senado, a qual objetiva transferir tais atividades para o setor privado, desrespeita o compromisso firmado com as Nações Unidas em 1945, no pós-guerra. Isso favorece a minoria mais rica em detrimento da maioria mais pobre; além de demonstrar descaso do governo para com a sociedade. Logo essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes públicos, mas também por toda a sociedade. (Boa. Contextualiza o tema e formula a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante salientar a relação da venda das empresas estatais responsáveis pelo saneamento adequado com o fortalecimento da elite econômica e das desigualdades. Quando o Reino Unido privatizou a área mencionada, o valor das contas de água aumentaram de 100 a 200%, enquanto os valores das ações dos empresários aumentaram cerca de 1000%; (Vírgula) o que levou o governo britânico a reestatizar o setor. Fatos como o supracitado ocorrem porque o objetivo do meio empresarial, na maioria das vezes, é o lucro; (Vírgula) e como a limpeza tráz traz grandes custos, ele aumenta as taxas para não ter prejuízos com a lucratividade. Destarte, levando em consideração que o Brasil possui 13,5 milhões de miseráveis, de acordo com o site UOL; (Vírgula) a privatização representa um retrocesso, enorme, no combate a miséria, pois como tais cidadãos não têm condições de pagar pelo serviço, as empresas irão procurar os grandes centros urbanos e deixar as favelas e cidades do interior sem investimentos. (Argumentação expositiva. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, convém lembrar ainda a negligência do governo mediante as questões sociais, como as de saúde e de saneamento básico, por exemplo. Isso configura violência simbólica, haja vista que os representantes políticos têm procurado, cada vez mais, acabar com as suas responsabilidades e transferi-las à população, algo paradoxal à democracia, que apesar de ser um regime no qual o poder emana do povo, os governantes têm atuado contra ele. Um exemplo disso é o fato de os investimentos em saúde estarem "abaixo do ideal", segundo a Confederação Federal de Medicina; e essa área também inclui o saneamento básico - visto que saúde refere - se a qualidade de vida e não apenas a ausência, ou não, de doenças. (Reestruture as discussões desse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se que privatizar o saneamento favorece a elite econômica, prejudica os pobres, demonstra descaso governamental e suscita intervenções. Para atenuar a problemática, a sociedade (Boa. Apresenta o agente) deve ir às ruas para se manifestar pacificamente contra a privatização desse setor; e para isso deve se organizar em movimentos sociais - porque foi através deles que as mulheres conquistaram o direito ao voto e de poder representar políticos - por exemplo. Assim, pretende-se pressionar os governos estaduais e federal a não privatizarem a higiene. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Delimite e explore as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |