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Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
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Segundo o 25° artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, toda pessoa tem direito a um padrão de vida adequado. Visto isso, como os demais membros da ONU(Organização das Nações Unidas), o estado brasileiro tem o dever de cuidar das questões higienistas. Entretanto a desestatização dos serviços de limpeza aprovada pelo senado, a qual objetiva transferir tais atividades para o setor privado, desrespeita o compromisso firmado com as Nações Unidas em 1945, no pós-guerra. Isso favorece a minoria mais rica em detrimento da maioria mais pobre; além de demonstrar descaso do governo para com a sociedade. Logo essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes públicos, mas também por toda a sociedade. (Boa. Contextualiza o tema e formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante salientar a relação da venda das empresas estatais responsáveis pelo saneamento adequado com o fortalecimento da elite econômica e das desigualdades. Quando o Reino Unido privatizou a área mencionada, o valor das contas de água aumentaram de 100 a 200%, enquanto os valores das ações dos empresários aumentaram cerca de 1000%; (Vírgula) o que levou o governo britânico a reestatizar o setor. Fatos como o supracitado ocorrem porque o objetivo do meio empresarial, na maioria das vezes, é o lucro; (Vírgula) e como a limpeza tráz  traz grandes custos, ele aumenta as taxas para não ter prejuízos com a lucratividade. Destarte, levando em consideração que o Brasil possui 13,5 milhões de miseráveis, de acordo com o site UOL; (Vírgula) a privatização representa um retrocesso, enorme, no combate a miséria, pois como tais cidadãos não têm condições de pagar pelo serviço, as empresas irão procurar os grandes centros urbanos e deixar as favelas e cidades do interior sem investimentos. (Argumentação expositiva. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, convém lembrar ainda a negligência do governo mediante as questões sociais, como as de saúde e de saneamento básico, por exemplo. Isso configura violência simbólica, haja vista que os representantes políticos têm procurado, cada vez mais, acabar com as suas responsabilidades e transferi-las à população, algo paradoxal à democracia, que apesar de ser um regime no qual o poder emana do povo, os governantes têm atuado contra ele. Um exemplo disso é o fato de os investimentos em saúde estarem "abaixo do ideal", segundo a Confederação Federal de Medicina; e essa área também inclui o saneamento básico - visto que saúde refere - se a qualidade de vida e não apenas a ausência, ou não, de doenças. (Reestruture as discussões desse parágrafo)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se que privatizar o saneamento favorece a elite econômica, prejudica os pobres, demonstra descaso governamental e suscita intervenções. Para atenuar a problemática, a sociedade (Boa. Apresenta o agente) deve ir às ruas para se manifestar pacificamente contra a privatização desse setor; e para isso deve se organizar em movimentos sociais - porque foi através deles que as mulheres conquistaram o direito ao voto e de poder representar políticos - por exemplo. Assim, pretende-se pressionar os governos estaduais e federal a não privatizarem a higiene​​​​​​​(A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Delimite e explore as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200