. - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A partir da discussão ocorrida no senado (Vírgula) em relação à privatização do saneamento básico, tornou-se uma questão pertinente para o século XXI (Melhore a construção de sentido). Nesse sentido, é colocada em pauta a falta de investimento neste importante serviço e isto, consequentemente, afeta a qualidade de vida da população, uma vez que não possui uma cobertura eficiente. Além disso, também existe uma preocupação sobre o valor da tarifa que será cobrado pela empresa responsável, isto é: será que com a privatização, o serviço continuará sendo democrático?

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a falta de investimento no saneamento básico retarda o desenvolvimento do país, uma vez que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia qualidade de vida da nação, na qual está diretamente ligada a este serviço público. Portanto, com a privatização deste, haverá uma empresa privada que controlará a qualidade do serviço e terá uma melhora na cobertura deste benefício, pois caso a meta não seja cumprida existirá sanções de descumprimento. Além disso, terá uma melhora na fiscalização e regulamentação do contrato, já que se trata de uma empresa privada. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, de acordo com Papa Francisco, a violação dos direitos humanos ocorre também com extrema pobreza e com as estruturas econômicas injustas, uma vez que gera grandes desigualdades. Dessa forma, a maior preocupação populacional é com o valor da tarifa, por conta das grandes desigualdades existentes no país (Melhore a apresentação dessa discussão). No entanto, é importante dizer que a água não é gratuita, sendo tarifada também nos serviços públicos, cuja se encontra, atualmente, em até seis metros cúbicos treze reais e quarenta centavos mais o valor que excede o volume. Nesse contexto, a tarifa pública e a privada são praticamente iguais, no que difere apenas no valor investido na companhia privatizada, entretanto, ainda é necessário resolver a questão tributária para que haja uma democratização nesse sistema. (Delimite e explore mais o argumento apresentado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver este impasse. Cabe a Agência Nacional de Águas (ANA) (Boa. Apresenta o agente) a criação de um projeto de lei, o qual deve ser entregue à Câmara dos Deputados. Tal projeto consiste na verificação da renda tributária, por meio do cadastro da população de baixa renda no número do NIS (Número de Identificação Social), dos cidadãos que desejarem o saneamento básico. Nesse sentido, os que ansiarem este serviço e tiverem uma renda menor que dois salários mínimos deverão receber um desconto proporcional ao seu estilo de vida calculado por um especialista em economia, a fim de estabelecer uma democratização na privatização do saneamento.

Comentários do corretor


Discussões pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200