Sem título

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

A Constituição Federal de 1988, (Sem vírgula) garante aos indivíduos direitos imprescindíveis como (Vírgula) por exemplo, o saneamento básico. No entanto, ao observar as discussões sobre a privatização desse benefício, percebe-se que o ideal da Carta Magna não é respeitado, já que a omissão governamental e a falta de planejamento das cidades coadunam-se no agravamento desse entrave. (Boa. Apresenta o agente)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é importante postular a passividade dos governantes como impulsionador do cenário negativo. Segundo Aristóteles, a função da política é garantir o bem-estar social por meio de justiça. Porém, o investimento para promover o acesso igualitário a esse direito - tal como obras nas periferias com o objetivo de oferecer coleta de lixo adequada e água tratada -, é inócuo. Por conseguinte, a parcela da população que habita nas comunidades é privada desse direito, entrando em contraste ao pensamento aristotélico. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a crescente urbanização também corrobora a existência do impasse. Devido a fenômenos como o êxodo rural, as cidades foram se expandindo de maneira desordenada, e a minoria desfavorecida se afastou das metrópoles, visto que os grandes centros foram planejados para atender um número de cidadãos bem menor do que o atual. À luz dessa perspectiva, consoante ao pensamento de Milton Santos (Vírgula) em sua obra "a urbanização desigual", a falta de saneamento nessas áreas é consequência desse crescimento desorganizado. (Discussões pertinentes, mas precisam ser mais exploradas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas com o fito de mitigar a problemática. O Governo Federal, instância máxima de administração executiva, (Boa. Apresenta e detalha o agente) deve criar projetos e campanhas em parceria às instituições privadas de água e esgoto por meio de incentivos fiscais (Vírgula) com o objetivo de fornecer saneamento básico às áreas periféricas. Dessa forma, espera-se que a Constituição Cidadã seja (Vírgula) enfim, visualizada na realidade de mais brasileiros.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES