M.A - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Privatizar, ação que torna algo público para algo privado, saneamento: reparação,limpeza,sistema de canalizações e esgotos que permite o rápido escoamento de águas,imundícies,etc. (Melhore a apresentação dessa discussão) A privatização do saneamento básico, um projeto de lei recente,originou uma sequência de controvérsias. Essa ação tem como objetivo de trazer um avanço significativo para o saneamento, apesar desse ato ter aspectos, esse projeto pode gerar alguns impactos negativos para o povo brasileiro. (Apresente a tese com clareza)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Estado deve propor medidas para amenizar os aspectos negativos do projeto. No Brasil, o saneamento básico é um direito garantido pela Constituição de 1988, porém, muitas pessoas não conseguem o direito do saneamento devido ao péssimo serviço de saneamento básico oferecido pelo Estado,como, (Sem vírgula) o serviço de água e de esgoto. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) De acordo com a SNIS(Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), de 35 milhões de brasileiros, 17% não possui acesso à água potável. E segundo dados do Ministério das Cidades, cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem coleta de esgoto. Com a privatização, há possibilidade de mudar essa realidade, pois pode gerar um serviço eficiente e também pode oferecer novas políticas no plano de saneamento. Entretanto, os aspectos negativos da desestatização do saneamento são prejudiciais a população, sobretudo a de baixa renda, dentre eles estão, (Sem vírgula) os custos dos serviços das empresas privadas que correm o risco de encarecer e a escassez do serviço de saneamento nas regiões periféricas devido a falta de interesse das empresas privadas , já que há uma chance dessas regiões não gerarem o lucro. (Argumentação pertinente, no entanto expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Portanto,medidas são indispensáveis para amenizar o impasse, o Ministério das Cidades (Boa. Apresenta o agente), em parceria com as empresas privadas (Vírgula) poderia conceder preços acessíveis dos serviços de saneamento básico para as pessoas de baixa renda atráves de programas governamentais. Essa parceria também poderia fazer um planejamento de expansão do saneamento por meio de coleta de dados das regiões e verificar quais são as mais necessitadas de saneamento básico (Vírgula) e assim assegurar o serviço de saneamento de maneira acessível. Espera-se que com essa medida a privatização do saneamento básico tenha menos impactos negativos na sociedade brasileira. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200