Saneamento básico e para todos - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Privatização é o processo de vender empresas estatais para órgãos privados. Tal medida é utilizada por vários países como uma estratégia de fornecer atividades essenciais, como por exemplo: a saúde e o saneamento, sem gerar despesas ao Estado. Entretanto, essa prática é bastante controvérsia, pois, geralmente, prejudica uma parcela dessa nação, visto que, (Sem vírgula) os serviços privados devem ser pagos e que nem todos têm condições de arcá-los. Atualmente, no Brasil discute-se sobre a privatização do saneamento básico. Portanto, vale-se analisar como essa ação representa um male a maior parte da população brasileira e como o serviço de saneamento básico da pátria exige reformas estatais.  (Boa. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é imprescindível compreender que a privatização não é um processo que visa a democratização dos serviços fornecidos, mas sim o lucro financeiro, tanto da empresa que realiza as atividades quanto do Estado que não custeia com a produção destas. Como exemplo: tem-se a privatização da saúde utilizada pelo Estados Unidos, em que mais da metade de sua população não pode usufruir, por causa dos excessivos valores cobrados pelos órgãos privados. Neste viés, deve-se ressaltar que segundo estimativas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mais da metade das famílias brasileiras, infelizmente, vivem com apenas 400 reais por mês. Dessa forma, percebe-se que privatizar o saneamento básico no Brasil é o mesmo que dificultar, ou até mesmo impossibilitar, que majoritária parcela do país tenha acesso a ele. (Argumentação pertinente, mas expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é perceptível que o saneamento brasileiro necessite de reformas, haja vista que, consoante o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), cerca de 17% dos brasilienses não têm acesso à água tratada e somente 46% do esgoto do país recebe os devidos cuidados. Posto isso, é mister salientar que o saneamento básico é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, portanto é dever do Estado garantir que todos os cidadãos da nação possam utilizar desse benefício. Desse modo, urge-se que ocorra uma mudança na postura estatal para corrigir sua clara ineficiência referente a esse quesito. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, assim, que não se deve privatizar os serviços de saneamento básico do Brasil, mas sim melhorá-los. A fim de os desenvolver e deixá-los mais democráticos, o Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente) deve criar o projeto "Mais Saneamento", que realizará essas atividades de por todo o país (Problemas na construção de sentido). Tal ação torna-se possível por meio de uma melhor arrecadação de impostos, como por exemplo empreender um fundo financeiro destinado exclusivamente ao projeto. Só assim, o saneamento brasileiro irá evoluir e beneficiar a toda a sociedade do país.

Comentários do corretor


Discussões pertinentes ao tema, no entanto foram pouco exploradas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200