A GESTÃO PÚBLICA É A MELHOR OPÇÃO

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

A privatização do saneamento básico é uma proposta de intervenção, (Sem vírgula) que visa a venda de empresas estatais para o setor privado. De modo que, na defesa desse sistema, ajudaria a universalizar o serviço de saneamento básico, melhorando sua qualidade e incentivando a economia. Entretanto, a proposta não oferece apenas atributos, sendo assim dentre seus aspectos negativos cabe destacar: a má administração privada e a exclusão de regiões periféricas (Boa. Formulou a tese). Com isso convém analisarmos as consequências desses malefícios da privatização. (Ótimo parágrafo de introdução)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, vale destacar que a privatização de saneamento básico já foi implantada em outras regiões e seu alcance satisfatório não foi bom (Melhore a apresentação dessa discussão). Isso aconteceu porque a empresa privada aumentou a conta de água e deixou a desejar em relação a coleta de esgotos. (Ideias fragmentadas) O que causou preocupações da população em relação aos dois casos. Dessa forma, pode-se tomar como exemplo a má administração que a privatização proporciona a população em relação ao saneamento básico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe observar que nessas mesmas regiões citadas anteriormente (Especifique-as), as periferias foram quase totalmente esquecidas (Argumentação limitada). Isso porque elas geram poucos ganhos as empresas privadas, que estão mais interessadas em gerar lucros a si própios do que atender as necessidades básicas da população. Em virtude disso poucos que moram em periferias têm acesso à água tratada, esgotamento sanitário e limpeza urbana. (A argumentação precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para resolver as problemáticas da má administração e exclusão periférica, faz-se necessário a mesma solução. Tal que, primeiramente a câmara dos deputados (Boa. Apresenta o agente) deve manter a gestão pública de saneamento básico. Além disso, a mesma precisa, por meio de verbas levar água tratada, para essas regiões carentes, posteriormente fornecer coletas e esgotos e uma limpeza urbana. (Ideias fragmentadas) A fim de evitar qualquer tipo de exclusão social. Dessa forma, o Brasil se tornará um país com mais universalização do saneamento básico. (A proposta não está completa)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES