Privatização do Saneamento Básico no Brasil - caminho para a universalização do acesso - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O saneamento básico é um conjunto de serviços essenciais para o desenvolvimento sustentável das populações, até então de responsabilidade do Estado. No entanto, segundo pesquisas do Sistema Nacional de Saneamento (SNIS) (Vírgula) mais da metade do esgoto do Brasil não é tratado, fato que denota negligência governamental na prestação do benefício. Nesse âmbito, o novo marco legal do saneamento básico permite o ingresso da iniciativa privada e faz-se premente no cenário atual , visto a urgência de descentralização e democratização da oferta para atender a necessidade social e promover o bem-estar coletivo. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) De antemão a grande quantidade de empresas estatais centraliza os bens e serviços e inviabiliza a lei da competitividade. Nesse sentido, a propriedade exclusiva do Estado faz com que o mesmo estabeleça o corporativismo, pelo qual os interesses econômicos das corporações são priorizados em detrimento das necessidades coletivas - água tratada, coleta de esgoto, limpeza urbana, energia elétrica, entre outros - o que explica a precariedade desses serviços em várias regiões do país (Apresente exemplos). Esse cenário confirma o pensamento de Nietzsche de que '' uma concepção política preocupada com o poder material é incapaz de suprir a existência social humana". (Explore mais o argumento apresentado)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a carência de acesso ao saneamento básico, sobretudo em regiões periféricas e rurais (Vírgula) denota a urgência de democratização do benefício. Visto isso, a privatização do setor possibilita o alcance de populações excluídas a condições de higiene e saúde, o que por sua vez corrobora para o aumento do IDH- Índice de Desenvolvimento Humano- posto que, (Sem vírgula) haverá um mercado competitivo que visa a qualidade da oferta e ocupação do território. Dessarte, a iniciativa representa o desenvolvimento de uma economia que segundo Josué de Castro (Vírgula) já não se baseia apenas na geração de capital (Vírgula) mas em métodos que promovem melhor distribuição do bem-estar coletivo. (Desenvolva mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Dessarte, é incontroverso que o saneamento básico do Brasil carece de investimentos públicos e privados. Nesse viés, é premente que o Estado- possuidor do aparato administrativo- (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) por meio da aprovação do novo marco legal do saneamento básico (Vírgula) juntamente com as empresas privadas (Vírgula) busquem alcançar as populações carentes (Vírgula) universalizar o sistema e atender os interesses coletivos. Assim, finalmente as novas pesquisas poderão apresentar melhoria nos índices de distribuição dos serviços essenciais no país. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200