Privatizar está longe de ser solução

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

O saneamento básico é definido como um conjunto dos serviços de infraestrutura e instalações operacionais. Nesse âmbito, hodiernamente comenta-se com frequência a respeito de sua privatização no Brasil. Dessa forma, observa-se que tal projeto do Estado deverá acentuar ainda mais a desigualdade nesse setor (Vírgula) uma vez que desfavorecerá a parcela pobre da população. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, vale ressaltar a indiferença do Estado como colaborador do problema. Certamente, segundo o filósofo iluminista John Locke a sociedade é formada a partir de um acordo entre a população e o governo, no entanto, ele destaca que o problema desestabiliza, isto é, o fato do Estado não cumprir seu papel. Nessa perspectiva, analogamente é possível entender a privatização do saneamento básico como um ato de não cumprimento de deveres por parte do Estado. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é relevante salientar que a privatização na prática levará ao aumento das tarifas dos serviços, o que implicará no agravamento da desigualdade de acesso. De fato, segundo a filósofa existencialista Simone de Beauvoir a sociedade apresenta um fenômeno chamado de “Invisibilidade Social”, o qual consiste na negligente ação de valorizar determinados grupos mais que outros. Nesse contexto, constata-se que a parte mais pobre da população torna-se “invisível” a essa medida, sendo assim, não possuem fácil acesso aos serviços de saneamento. (O argumento precisa ser mais explorado)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, em virtude dos fatos mencionados faz-se necessário medidas para atenuar essa situação. Logo, cabe ao Estado, como promotor do bem-estar social, (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) desenvolver uma alternativa para a universalização do saneamento básico por meio de sua reestatização, e posteriormente da aplicação de mais investimentos financeiros nesse setor, para que desse modo haja a expansão desses imprescindíveis serviços a toda população brasileira, confirmando assim o pensamento de Abraham Lincoln, "A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo". (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES