Privatização - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Jeca Tatu é um emblemático personagem criado pelo escritor Monteiro Lobato com o intuito de alertar sobre as doenças acometidas pela falta de saneamento básico. No âmbito real, atualmente, embora o direito ao saneamento básico seja amparado pela Carta Magna brasileira, muitas pessoas ainda não têm acesso a esse recurso. Diante disso, uma possível privatização desse setor se tona iminente. Nesse sentido, vale analisar quais os papéis do Estado e empresas privadas em assegurar que todos os indivíduos do país possam ter acesso a esse serviço básico. (Não formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é necessário afirmar que segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Todavia, com a privatização de empresas estatais, o governo tem como função fiscalizar a eficácia desses serviços prestados por essas corporações. Entretanto, a privatização por si não garante que esse serviço atinja toda a população. Nessa ótica, outrora, com a privatização do setor elétrico, foi necessário que o Estado elaborasse uma política pública denominada “Luz para Todos” para que esse direito se tornasse homogêneo a todo o contingente brasileiro. Dessa forma, o Estado ainda tem a função argumentada por Hobbies de assegurar o bem-estar de toda a população. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, as empresas privadas que oferecem serviço à população devem manter a qualidade desse recurso e, além disso, garantir que seja seguro e eficaz a todos. Um exemplo contrário disso, (Sem vírgula) é o desastre do rompimento das barragens de minério de ferro da empresa privada Vale, registado na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Ademais, no caso de saneamento básico, o desafio dessas empresas é assegurar que a população possa ter acesso à água potável, tratamento de esgoto, limpeza urbana, entre outros. Para isso, essas empresas privadas precisam ser fiscalizadas para assegurar que elas oferecem esse serviço com boa qualidade. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Verifica-se, portanto, que a privatização do saneamento básico é um grande desafio no Brasil. Sendo assim, o Governo Federal, como instância máxima de administração executiva, (Boa. Apresenta e faz o detralhamento do agente) deve atuar em favor da população, através de criação de políticas públicas que viabiliza a fiscalização de empresas privadas que detêm a missão de assegurar a qualidade do saneamento básico para todos. Em conjunto a isso, o governo ainda deve implementar nessas políticas públicas medidas para baratear as mensalidades desse recurso em lugares com discrepâncias sociais, para que assim possa ser possível um serviço de qualidade e homogêneo a toda a população. Desse modo, os brasileiros afastar-se-ão do Jeca personagem criado pelo Lobato.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200