A desestatização e seus efeitos na sociedade - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O 3° Fórum Mundial da Água ocorrido no Japão, em 2003, tinha como objetivo a privatização dos recursos hídricos em diversos países, o que resultou em uma onda de protestos e campanhas contra. Comparando com o contexto atual, a privatização do saneamento básico no Brasil traz questões polêmicas, pois mesmo com o intuito de universalizar o acesso ao tratamento de esgoto, tem fundamentos contrários aos direitos da Constituição Federal de 1988, sem contar por atenuar as disparidades sociais e por sua vez a pobreza. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primazia, transformar o setor de auxílios básicos estatal em privado se apresenta ir de encontro à Constituição Federal. De acordo com a Carta Magna, todo e qualquer cidadão brasileiro tem direito à saneamento básico, infraestrutura e água tratada. Logo, entende-se que essas prerrogativas são essenciais e devem ser ofertados de forma integral. No entanto, para atuação de empresas privadas, consideradas modernas pelo uso de fundos ricos em capital e de avanços tecnológicos, necessita-se da cobrança de altas tarifas na população como compensação, que por sua vez aplicadas aquela parcela mais pobre no qual necessita ainda mais dos serviços prestados, porém sem condições de contribuir, ficam inibidas dos mesmos e, consequentemente, de seus privilégios contidos na Carta. (Discussões pertinentes, mas expositivas. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em continuidade, a desnacionalização também é um fator atenuante das disparidades sociais e, por sua vez, da pobreza. De acordo com Amartya Sen, economista indiano, o nível de miséria deve ser medida por meio da privação dos direitos básicos, e não só pela acúmulo de renda. Por meio disso, entende-se que a desnacionalização dos direitos públicos separa os indivíduos entre aqueles que podem arcar privilegiando-os com a adoção dos serviços prestados e privando aqueles que não podem, tornando-os, assim, mais uma vez excluídos e marginalizados da sociedade e fomentando também seu status de carência social. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Considerando os aspectos mencionados, é importante a adoção de medidas para a sua resolução. É necessário por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional (Vírgula) junto ao Ministério do Meio Ambiente (Vírgula) criarem (Boa. Apresenta o agente) uma política pública redistributiva visando a manutenção e o fornecimento público ao tratamento de água e esgoto de qualidade e com preços acessíveis a todos. Sua ação se daria a partir da criação de fundos feitos pelos estados regionais nos quais depositassem um percentual do capital público que depois seria redistribuído e usado para atender a uma parte da sociedade que carecessem desses meios. Com isso, sua finalidade seria ofertar o acesso ao saneamento básico de forma justa e igual (Vírgula) fomentado uma sociedade ideal no campo de vista social. Só assim, (Sem vírgula) será efetuado a universalização do alcance aos bens públicos.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200