A universalização do saneamento básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na fundação da cidade de São Paulo, os portugueses foram se alocando nas partes mais altas do território, pois observavam os indígenas que faziam a transição entre as áreas menos elevadas para as mais elevadas, por conta das chuvas que alagavam as partes mais baixas e criavam grandes lagoas. Com o fim do colonialismo no país, o desenvolvimento ocorreu, entretanto, apenas para as classes com maior poder aquisitivo, que continuavam nas partes elevadas de São Paulo, enquanto a classe mais pobre sofria todos os anos com o alagamento das chuvas e o esgoto dos ricos, nas áreas mais planas da cidade e com isso, (Sem vírgula) centenas de pessoas morriam todos os anos, porque as doenças se proliferaram pela falta do saneamento básico na cidade. Essa realidade até hoje se arrasta em todo o Brasil, portanto, conclui-se que o desinteresse do Estado em criar políticas públicas de tratamento de dejetos é histórico, causando assim a saturação do SUS (Sistema Único de Saúde) por doenças que poderiam ser evitadas com projetos de saneamento para o Brasil. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, a Constituição Federal (1988) obriga todos os estados e municípios a criarem projetos para tratarem de forma ecológica os desejos causados pela população, contudo, mais de 50% da sociedade não contempla atividades voltadas para o saneamento básico. A classe que ainda mais sofre com a falta de interesse dos dirigentes públicos é a com menor poder aquisitivo, por serem obras que não arrecadam tantos votos e que iriam demorar mais do que um mandato (Reestruture essa discussão), a falta de conscientização mútua para cobrança desse direito constitucional também é um agravante, haja vista que os municípios ultrapassaram a data que já havia sido prorrogada, em 2014, para o fechamento de todos os lixões do país. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a falta de estrutura do Estado em proporcionar um convívio digno e harmonioso para a maioria da população ocasiona um risco à vida e o desperdício de recursos públicos e privados, tendo em vista a correlação da saúde pública com o saneamento básico. A diarreia, por exemplo, mata por desidratação dezenas de pessoas (maioria crianças) por ano, no Brasil, sendo 80% desses casos óbitos por água contaminada, afirma o G1. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos apresentados, observa-se a importância do saneamento básico universal para o país se desenvolver, sabendo que a privatização vai aumentar as desigualdades que se perpetuam até os dias de atuais e o risco que a displicência dos governantes em não cumprirem leis federais. Conclui-se, portanto, a necessidade inata de se ocorrer campanhas de conscientização da população em cobrar os representantes políticos, por meio de veículos de comunicação, assim a problemática social irá virar tema de relevância nos ambientes políticos. Deve-se criar, também, uma comissão federal para acompanhar e auxiliar, individualmente, os estados e municípios na construção de aterros sanitários, de sistemas de coleta de lixo, tratamento de esgoto e etc. com a finalidade de orientar os prefeitos e governadores, por vias licitatórias. 

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Elabore um projeto de texto para delimitar as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200