Privatização - A solução para a melhoria do saneamento básico no Brasil - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O escritor e poeta britânico Oscar Wilde afirmava que '' a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação''. Analisando esse pensamento e relacionando - o com a realidade do saneamento básico no Brasil, infere-se que a privatização desse setor é a solução para a concretização total da prestação de serviços como acesso à água potável e redes de tratamento de esgoto, coleta e tratamento de resíduos, uma vez que na responsabilidade do Estado não se atingiu a universalização do acesso a esses bens essenciais, e falha na contribuição para a promoção do desenvolvimento coletivo da população. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) De acordo com Zygmunt Baumun, '' não são as crises que mudam o mundo e sim nossa reação a elas''. Nessa lógica, esse raciocínio exemplifica a preocupação do Senado, no qual sancionou a lei do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que visa universalizar o acesso ao saneamento e permite a participação da iniciativa privada através de licitações, que proporcionará a melhoria dos serviços prestados, maior geração de riquezas e empregos. Inegavelmente, sobre a administração do Estado esses conjuntos de bens essenciais foram maus  mal administrados o que denunciam essas práticas são as palafitas do Estado do Pará, onde a população vivem em condições sub-humanas, sem contar os malefícios causados ao meio ambiente. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outro fator diz respeito, (Sem vírgula) ao bem-estar social e desenvolvimento coletivo da população. Vale ressaltar, (Sem vírgula) que o direito à vida previsto no Art 5. da Constituição Federal está sendo violado, uma vez que a falta de saneamento básico afeta diretamente a saúde da população causando doenças e gerando mortes (Vírgula) prejudicando a longevidade de vida da população, essa problemática está relacionada a falta de investimento do Estado (Explore essa discussção com mais clareza). Além disso, para o cidadão civil não importa se a realização do serviço seja feito pelo Estado ou setor privado (Vírgula) mas o que realmente interessa é a eficiência e a concretização do bens essenciais previstos em Lei. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em virtude do que foi mencionado é de responsabilidade da Agência Nacional de Águas - ANA, fiscalizar e regulamentar os recursos hídricos e penalizar quando for desobedecida as condições previstas no Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Além disso, é dever do Estado (Boa. Apresenta o agente) atrair o investimento da iniciativa privada, e incentivar a ampla concorrência. Isso deve ser feito, (Sem vírgula) visando o aprimoramento dos serviços prestados. Dessa maneira, possibilitará a universalização desse serviço em solo brasileiro e contribuirá para uma sociedade livre,justa e igualitária . 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto faltou um planejamento textual. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200