Privatização do saneamento básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
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A pior forma de desigualdade é fazer duas coisas  (Reveja a seleção lexical) diferentes parecerem a mesma, famosa citação do filósofo grego Aristóteles. Nesse sentido, no cenário brasileiro a privatização e a democratização do saneamento basico são duas realidades distintas, sendo a privatização uma possível problemática para a população de baixa renda. A falta de cuidado no que tange a saúde pública e o fornecimento de água potável, (Sem vírgula) acarretarão em uma desproporção na qualidade vital desta parcela de cidadãos. (Boa. Contextualiza o tema e formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano é importante ressaltar a origem da consolidação do saneamento básico no Brasil, foi na segunda metade do século XIX, por conta da coroa portuguesa. Aos poucos foi-se percebendo a necessidade de ofertar serviços de insalubridade. Atualmente, o saneamento básico é um direito garantido pela Constituição de 1988, logo seria praticamente impossível atender ao povo por completo e de maneira igualitária se fosse privatizado, visto que as empresas privadas procurarão o lucro e não estarão interessadas na saúde. (Recorte limitado do tema)

(Boa estratégia coesiva) Outro ponto relevante a destacar seria que nos dias de hoje cerca de 57 milhões de brasileiros não possuem residência com acesso a rede de esgoto e 24 milhões não têm água encanada, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). Frente a isso, no país faz-se necessário a universalização ao saneamento básico, e não a privatização. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Fica clara, portanto, a necessidade do Estado ​​​​​​​(Boa. Apresenta o agente) de fazer investimentos por meio do Ministério da Saúde (Vírgula) a fim de que possa ser assegurado abranger a todos o saneamento básico. Ademais, cabe a todos brasileiros espalharem a importância da não privatização do saneamento básico, mediante a rodas de conversa, palestras e etc. A partir destas ações, é de se esperar que a desigualdade, citada anteriormente por Aristóteles, no que se refere ao saneamento, não aconteça, e as pessoas possam usufruir do mesmo direito igualmente.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200