público-privado em prol do básico

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

No Brasil, o saneamento básico é um conjunto de medidas para coletar, limpar e distribuir a água. Nesse sentido, a sua privatização - ou seja, a retirada da responsabilidade do estado - teria por consequência uma delimitação do seu alcance e, por conseguinte, a diminuição de sua qualidade (Boa. Apresenta a tese)(Explore mais as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale salientar quanto a abrangência da prestação desse conjunto de medidas hídricas. Isso visto que,  (Reestruture essa ideia) o sistema privado move-se mediante a obtenção de lucro. Sendo assim, dificilmente atenderá as localidades mais pobres, porque não são atrativas do ponto de vista lucrativo. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a condição desses serviços pode apresentar queda após a privatização. Exemplo disso foi a tragédia em brumadinho, Minas Gerais, ocasionada pelo descaso da empresa Vale do Rio Doce, antes uma estatal. O rompimento de sua barragem levou a um desastre ambiental possivelmente irreversível. Em comparação com os serviços hídricos básicos, a mínima negligência poderia gerar a contaminação da água, logo a daqueles que a ingerem. (Melhore a relação entre as discussões apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a privatização em si não é solução para os problemas do saneamento básico e pode gerar alguns novos. De toda forma, faz-se necessária a tomada de medidas para mitigar as questões. Desse modo, o Governo brasileiro - responsável pela garantia garantia dos direitos dos cidadãos -  (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) deve fazer concessões, tais como ceder espaço para a instalação de empresas, por meio de acordos público-privados, visando a distribuição desses serviços por todo o território nacional. Somado a isso, os órgãos do governo devem aumentar a fiscalização, pretendendo melhorar e manter a qualidade dos serviços. Dessa maneira, o acesso ao básico das questões hídricas se dará por duas vias. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES