No Brasil, o saneamento básico é um conjunto de medidas para coletar, limpar e distribuir a água. Nesse sentido, a sua privatização - ou seja, a retirada da responsabilidade do estado - teria por consequência uma delimitação do seu alcance e, por conseguinte, a diminuição de sua qualidade (Boa. Apresenta a tese). (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale salientar quanto a abrangência da prestação desse conjunto de medidas hídricas. Isso visto que, (Reestruture essa ideia) o sistema privado move-se mediante a obtenção de lucro. Sendo assim, dificilmente atenderá as localidades mais pobres, porque não são atrativas do ponto de vista lucrativo. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a condição desses serviços pode apresentar queda após a privatização. Exemplo disso foi a tragédia em brumadinho, Minas Gerais, ocasionada pelo descaso da empresa Vale do Rio Doce, antes uma estatal. O rompimento de sua barragem levou a um desastre ambiental possivelmente irreversível. Em comparação com os serviços hídricos básicos, a mínima negligência poderia gerar a contaminação da água, logo a daqueles que a ingerem. (Melhore a relação entre as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a privatização em si não é solução para os problemas do saneamento básico e pode gerar alguns novos. De toda forma, faz-se necessária a tomada de medidas para mitigar as questões. Desse modo, o Governo brasileiro - responsável pela garantia garantia dos direitos dos cidadãos - (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) deve fazer concessões, tais como ceder espaço para a instalação de empresas, por meio de acordos público-privados, visando a distribuição desses serviços por todo o território nacional. Somado a isso, os órgãos do governo devem aumentar a fiscalização, pretendendo melhorar e manter a qualidade dos serviços. Dessa maneira, o acesso ao básico das questões hídricas se dará por duas vias.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |