JXP-A anti-democratização de um sistema de saúde precário

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

“Equidade” é tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais. Nesse sentido, percebe-se que o conceito aborda a questão da privatização do saneamento básico, tendo em vista que é necessário a análise dos critérios de justiça e uniformidade para intermediá-lo de maneira eficaz, pois, (Sem vírgula) a utopia que a sociedade quer, (Sem vírgula) não está formada conveniente a dois pontos: a desproporção de um sistema de saúde nacional, com o intuito de arrecadar dinheiro em troca dos ofícios e serviços precários que não cumprem atos e fiscalizações que deveriam ser feitas. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira visão, a principal ideia da política hodierna é aumentar seu capital, em concordância com pensamento do filósofo Nicolau Maquiavel, o qual afirma que, (Sem vírgula) deve-se crescer o poder do governo, ainda que derrame sangue. Assim, revela o problema da anti-democratização da saúde pública, onde as autoridades concentram o seu foco em áreas mais urbanizadas (sul e sudeste), onde o patrimônio investido rende mais, e esquece do resto território brasileiro, desta maneira, ocorre acontecimentos sub-humanos em relação ao cuidado pessoal nessas regiões, como o acesso a um saneamento básico precário, ou até mesmo, (Sem vírgula) inexistente. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a pouca admissão de profissionais nos pontos em que o tratamento de esgoto, limpeza da água e retirada do lixo são baixas, faz crescer os casos de escassa higienização, o que aumenta o índice da problemática. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34,7% dos municípios brasileiros ainda registram doenças relacionadas à deficiência de um saneamento básico, e mostra que, (Sem vírgula) a falta de especialistas no combate as epidemias é outro fator para o aumento da desigualdade em questões básicas de saúde. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário a reprovação aos imbróglios referenciados. Em função disso, o Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente) deve promover a democratização do saneamento básico, por meio de campanhas que combatem situações de precária saúde. Isso será feito, por exemplo, pela conscientização da população, explicando como evitar cenas de higiene anti-humanas. Essa medida tem a finalidade de instruir os cidadãos para que não sofram as consequências da desigualdade do saneamento básico. Posto as medidas em prática, o Brasil terá um futuro mais saudável, junto com projetos de intervenções na companhia de mais benefícios.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES