Saneamento básico: uma obrigação governamental - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que o Brasil possui grandes dificuldades em garantir o saneamento básico a toda a população.A privatização desse recurso é uma tentativa de suprir tal dificuldade,entretanto, essa tentativa pode encadear um grande problema de saúde pública e de desigualdade social, visto que, (Sem vírgula) a parcela mais pobre da população não conseguiria pagar por um saneamento básico de qualidade , o que a deixaria exposta a vários tipos de doenças. (Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese com clareza)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Um levantamento feito pelo Sistema Internacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), (Sem vírgula) mostrou que 17% da população brasileira não possui acesso à água tratada. A maioria dessas pessoas não conseguiriam arcar com o custo do saneamento básico, uma vez que, (Sem vírgula) muitas delas precisam de auxílios governamentais para conseguirem arcar com despesas básicas. (Argumentação limitada. Explore as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Além disso , grande parte da população que atualmente possui acesso ao saneamento básico não poderia pagar por ele (Explore mais esse argumento). Isso iria aumentar o número de doenças transmitidas pela falta deste recurso como,por exemplo, verminoses e arboviroses. É necessário salientar que a privatização do saneamento básico também iria aumentar seu preço para toda a sociedade, agravando a pobreza e diminuindo a qualidade de vida da população.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o governo (Boa. Apresenta o agente), por meio de investimentos , crie programas que visem entregar a toda a população saneamento básico de qualidade, melhorando a saúde pública e o bem-estar da população mais pobre e dos moradores de periferia. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200