A necessidade da privatização do saneamento básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao criar o conceito original de EPCOT (sigla em inglês para “Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã”), Walt Disney assertou que o maior desafio enfrentado pelas sociedades modernas é encontrar soluções aos problemas das cidades e, com a finalidade de realizar tal objetivo, deve-se começar atendendo às necessidades do público. Contrastante a isso, nota-se que o Estado brasileiro não compartilha desta mesma ideologia, visto a abundância de complicações urbanas no país, principalmente no que tange ao saneamento básico. O serviço vital a sobrevivência humana é feito desleixadamente, enquanto a população vê-se sem acesso à água salubre. Dado que o Governo não é capaz de exercer esta função, é imperativo que privatize-a. (Não formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, o pensador britânico Thomas Hobbes afirmava que a natureza do homem é egoísta e, para funcionar em sociedade, é imprescindível que um governador reja sobre os mesmos. Nesta mesma lógica, é um axioma que, no modelo econômico capitalista, uma empresa é obrigada a seguir as normas impostas pela obtenção do capital se deseja persistir. Dessarte, no âmbito da concorrência no mercado, as companhias privadas apelam a preços baixos e maior cobertura de áreas, com o propósito de garantir seus consumidores em relação aos seus competidores, o que contribuirá para a expansão do acesso ao serviço oferecido, especialmente às camadas mais pobres e marginalizadas da sociedade. (Argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Prosseguindo nas ideias de Hobbes, as corporações privadas sempre precisam satisfazer seu comprador, o que implica num excelentíssimo atendimento ao cliente. Este é o estopim essencial para os capitalistas aprimorarem suas firmas ao máximo, utilizando seus lucros em investimentos nas mesmas, a fim de agilizar e melhorar a maneira que fornecem o saneamento ao povo. As companhias teriam, neste contexto, superado o Estado no que se diz respeito a seguir os princípios do Humanismo — escola de pensamento da filosofia pertencente ao ramo da ética que defende o fato de todos terem o direito à dignidade humana; observado que apenas 17% da população tem acesso à água tratada atualmente, no momento em que este serviço depende do poder público, como relatado num levantamento feito pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Analisados todos os benefícios, é nítido que o saneamento básico tem de ser, pelo bem da nação, privatizado. O Governo Federal  (Boa. Apresenta o agente) deve implementar essa ação de modo integral no país e evitar quaisquer interferências na economia das organizações privadas que responsabilizar-se-ão pela limpeza de esgotos e purificação da água, permitindo-lhes crescer livremente e alcançar entre si o modelo de concorrência pura. Uma vez que este ato se concretizar, a qualidade do saneamento básico aumentará comunalmente. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Evite uma argumentação expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200