Privatização: é o certo?

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

Na câmara dos deputados tem o projeto de lei n° 3261, de 2019 (Vírgula) que pretende facilitar a privatização do saneamento básico do Brasil, esta lei obriga licitações para administrar o tratamento de água e esgoto, mas isso é tão bom assim? (Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Esta estratégia já foi utilizada em várias cidades ao redor do mundo, incluindo países de primeiro mundo, e infelizmente o resultado não foi nada bom, não importa o país (Reestruture e apresente exemplos). De acordo com a Transnational Institute, ou TNI, a partir dos anos dois mil, de oitocentos e oitenta e quatro municípios que privatizaram o sistema de água e esgoto, duzentos de vinte e sete se retiraram e entregaram a responsabilidade para as instituições públicas, aqui no Brasil uma dessas foi Manaus. (Melhore a progressão de ideias. Reestruture)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Um dos maiores problemas com esta privatização foi o encarecimento dos serviços, fazendo a população pagar tarifas mais altas por conta dos lucros das empresas privadas (Argumentação limitada). Também ocorreu casos de descumprimentos porque grande parte da população não conseguia mais pagar as contas. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A água é um dos bens mais importantes para a vida e não devia estar sendo controlada por uma única pessoa ou empresa, já o saneamento básico é relacionado com a higiene e saúde, então não já está ótimo deixar isto na mão do Estado para que não custe mais para os cidadãos que já não conseguem pagar as contas e etc. já sem a privatização. (Não apresenta a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES