Na câmara dos deputados tem o projeto de lei n° 3261, de 2019 (Vírgula) que pretende facilitar a privatização do saneamento básico do Brasil, esta lei obriga licitações para administrar o tratamento de água e esgoto, mas isso é tão bom assim? (Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Esta estratégia já foi utilizada em várias cidades ao redor do mundo, incluindo países de primeiro mundo, e infelizmente o resultado não foi nada bom, não importa o país (Reestruture e apresente exemplos). De acordo com a Transnational Institute, ou TNI, a partir dos anos dois mil, de oitocentos e oitenta e quatro municípios que privatizaram o sistema de água e esgoto, duzentos de vinte e sete se retiraram e entregaram a responsabilidade para as instituições públicas, aqui no Brasil uma dessas foi Manaus. (Melhore a progressão de ideias. Reestruture)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Um dos maiores problemas com esta privatização foi o encarecimento dos serviços, fazendo a população pagar tarifas mais altas por conta dos lucros das empresas privadas (Argumentação limitada). Também ocorreu casos de descumprimentos porque grande parte da população não conseguia mais pagar as contas. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A água é um dos bens mais importantes para a vida e não devia estar sendo controlada por uma única pessoa ou empresa, já o saneamento básico é relacionado com a higiene e saúde, então não já está ótimo deixar isto na mão do Estado para que não custe mais para os cidadãos que já não conseguem pagar as contas e etc. já sem a privatização. (Não apresenta a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |