Saneamento Básico no Brasil - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O saneamento básico tem por objetivo prevenir doenças e consequentemente melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas, mas ele também deve se preocupar em reparar possíveis danos que nós causamos ao meio ambiente. A pandemia revelou um enorme desafio que precisa ser enfrentado pelo país,pois com 17% da população ainda não tem água tratada e 47% não possuía rede de esgoto até 2017, como se prevenir. (Melhore a construção de sentido. Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Como já citado muitos lares brasileiros carecem ainda de serviços básicos, este número aumenta se observamos as regiões Norte e Nordeste onde uma pesquisa do “Instituto Trata Brasil” mostrou que 10% e 28% da população tinha rede de esgoto respectivamente, no Sudeste e Sul regiões que estatisticamente possuem melhores indicadores de saneamento (Vírgula) se observado apenas as localidades periféricas se percebe uma grande defasagem. Como reflexo disso (Vírgula) ao analisarmos dados de saúde populacional nestas regiões se percebe uma maior quantidade de pessoas que se contaminam por ingerirem água imprópria para o consumo,em alguns casos isso pode ser fatal. (Reesturutre)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Recém aprovado (Vírgula) o Novo Marco do Saneamento brasileiro abre portas para que a iniciativa privada possa adentrar mais intensamente nesta área que hoje é operada em 94% por empresas públicas, e muitas delas apesar de terem anos de existência não conseguiram cumprir com seu papel de ampliar e melhorar seus serviços. Com a abertura desse monopólio as organizações privadas trazem consigo características como tecnologia, competitividade e modernidade, que o Estado não conseguiu ou parou de fazer por falta de gestão, capital. (Melhore a progressão de ideias. Reestruture as discussões)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Novo Marco também estipula metas que as empresas tanto públicas quanto privadas devem cumprir até determinado prazo, o próprio marco é um meio para se melhorar o saneamento básico no Brasil. Para que haja uma maior aceitabilidade e visando reduzir os impactos da entrada da iniciativa privada deve o Ministério da Economia, Ministério da Infraestrutura e o Ministério da Ciência e Tecnologia respectivamente representados por Paulo Guedes, Tarcísio de Freitas e Marcos Pontes devem criar um comitê para monitorar e garantir que as metas estabelecidas sejam alcançadas nas organizações públicas e privadas, para assim elevar a qualidade e distribuição dos serviços de saneamento pelo país. (A proposta não está completa)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200