Liberdade Econômica - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O artigo 6° (Vírgula) da Constituição Federal de 1988, garante a todos os direitos civis. Sob tal ótica, é evidenciado a ineficiência do Estado em assegurar esses direitos, sendo assim, a privatização do saneamento básico se mostra como alternativa para essa questão. Nesse sentido, o Estado grande é um problema, sendo necessário estimular a iniciativa privada como solução. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, o governo falha em garantir um saneamento básico a todos. Tal fato é comprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica 15 mil mortes por ano no Brasil, devido a precariedade do saneamento básico (Explore mais esse argumento). Desse modo, o Estado grande quando impede a privatização se mostra como perpetuador do problema da saúde pública.

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, urge a iniciativa privada. Segundo a ética Utilitarista, o país deve maximizar o bem-estar social ao maior número de pessoas. Nesse contexto, a iniciativa privada se mostra mais eficiente em garantir o bem-estar social a todos do que o Estado, pois tem um incentivo que não há no governo, que é a concorrência. Sendo assim, a privatização do saneamento básico é necessária. (Argumentação limitada. Reestruture as discussões desse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são requisitadas. Destarte, é fulcral o Congresso (Boa. Apresenta o agente) realizar a privatização do saneamento básico, por meio de reformas administrativas, contudo, para não ocorrer de regiões periféricas não terem acesso, as empresas se comprometerão com uma região e não somente uma cidade, a fim de garantir acesso à maioria das pessoas ao saneamento básico. Dessa maneira, os direitos serão assegurados. (Faça o detalhamento de pelo menos um elemento da proposta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas por meio de um projeto de texto, evitando uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200