O novo marco da Lei 11.485

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Neste momento de pandemia fica evidente o quanto os serviços de saneamento básico são essenciais à vida das pessoas. E, apesar de sua garantia como direito humano, a universalização do acesso à água tratada ainda é um entrave na sociedade atual. Nesse sentido, a privatização desse serviço ganha destaqueno  destaque no Brasil, evidenciando um cenário de maior preocupação social, uma vez que um bem universal se tornará manobra de econômicos. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, cabe ressaltar que seguindo a lógica capitalista de Adam Smith que visa ao lucro máximo, com a privatização do saneamento básico, as regiões que já vivem em uma realidade excludente seguirão negligenciadas. Um exemplo disso é a cidade de Manaus, na região Norte, que nas mãos no poder privado, há mais de 20 anos, possui apenas 12,5% de cobertura de esgoto e desses, (Sem vírgula) apenas 30% é tratado, conforme noticiado no Uol Notícias (Vírgula) em julho de 2020.Dessa forma, fica claro que o Novo Marco da Lei 11.485, que prevê a privatização do saneamento básico no país, a fim de garantir o acesso ao saneamento a todos até 2033, não vem para atender os anseios da maioria da população e sim aos interesses grandes empresas. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Além disso,a decisão de privatizar tal serviço em países subdesenvolvidos é uma lógica mal fundamentada que não leva em consideração os altíssimos investimentos em infraestrutura.Uma prova de como a iniciativa privada não dá conta da universalização pode ser visto no artigo publicado no jornal eletrônico "Outras Palavras", em julho de 2020, em que revela que mais de 250 cidades da Europa e dos Estados Unidos reestatizarem o serviço. Desse modo, é evidente que a desestatização não garante a universalização do acesso ao saneamento em países em desenvolvimento em que imperam a desigualdade econômica e social. (Desenvolvimento superficial)

(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, visando ao avanço coletivo é preciso que a realidade atual brasileira seja repensada. Urge, portanto, que o Estado (Boa. Apresenta o agente) detenha o controle da participação de empresas privadas no setor de saneamento. Isso pode ser feito por meio da fiscalização e planejamento, que se encontrarão previstos em contratos de parceria público privado (PPP), a fim de que seja possível a universalização do acesso à água tratada e, consequentemente, à saúde a todos os cidadãos, conforme assegura a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas ao longo do desenvolvimento. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES