Novo marco para o saneamento basico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No cenário atual onde o mundo se encontra, (Sem vírgula) em meio a uma pandemia, muito se fala sobre os modos de prevenção, como lavar as mãos, para evitar o contágio. Mas como exigir atos básicos de higiene ao se chegar em casa, considerando que 17% da população brasileira não tem acesso à água tratada? (Melhore a progressão de ideias. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, que foi aprovado no senado brasileiro o PL 4162/2019, um novo marco legal para o saneamento básico no Brasil (Melhore a apresentação dessa ideia). Uma tentativa do Estado de garantir o acesso total à população, melhorar a crise hídrica e proporcionar mais tecnologias neste âmbito. (Ideias fragmentadas) Visto que, (Sem vírgula) o controle estatal não prioriza as necessidades básicas para a população em geral. O que é comprovado, (Sem vírgula) quando são feitas pesquisas que dizem que Lei Federal 11445/2007 (Vírgula) que foi alterada, não foi cumprida em 50% e inúmeros domicílios brasileiros continuam sem acesso a limpeza urbana, infraestrutura e instalações de abastecimento de água potável, por exemplo. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, a privatização do saneamento básico não é garantia de acesso total dos indivíduos, considerando que por se tratar de uma iniciativa privada, os lucros poderão ser levados em consideração demasiadamente e a infraestrutura básica continuará sem atingir regiões periféricas. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente que a privatização do saneamento básico é uma "faca de dois gumes", ou seja, pode trazer os resultados esperados, beneficentes, ou maléficos. Diante disso, o projeto PL 4162/2019, (Sem vírgula) assevera que caso as determinações para iniciativa privada no que tange o acesso à população ao saneamento básico não sejam cumpridos em determinado limite de tempo, o contrato será rescindido, o que pode ser associado com a conscientização do governo para com os cidadãos, havendo consciência de que cobranças em relação aos seus direitos podem ser feitas. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões foram abordadas de modo limitado. Reestruture e explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200