privatizar para melhorar

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Saneamento básico é direito do cidadão previsto pela lei , está na Constituição promulgada em 1988.. (Uso inadequado da pontuação) No entanto é uma realidade muito distante, porque quem tem condições paga por um serviço mal administrado e os desfavorecidos ficam sem o serviço estão expostos a lixões, esgoto à céu aberto e sem o essencial que é a água potável. (Melhore a progressão de sentido. Formule a tese)

(Reveja o conectivo mais adequado) Visto que é um serviço garantido por lei, o Estado se responsabiliza pelo setor, mas normalmente contrata empresa terceirizada e não fiscalizam o desenvolvimento, o qual deixa as cidades largadas,e a sociedade em segundo plano (Argumentação limitada).. (Uso inadequado da pontuação) A falta de estrutura nesse setor acarreta problemas diversos, devido a infestações de animais vetores de doenças, os lixões aparecem desordenadamente e é no período de chuva a população sofre com as enchentes por falta da limpeza nos rios e sem contar que menos de 30% da população tem água tratada, isso provoca consequências devastadoras. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as discussões)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Ministério do Meio Ambiente e a ONU (Desenvolva a sigla) tem travado linha de diálogo para que o saneamento básico chegue a maior parte da população,pois água potável por exemplo só tem nas cidades, mas o poder público alega que os gastos são exorbitantes e mesmo assim não atingem os objetivos (Melhore a apresentação dessa ideia). Por isso está em votação a privatização do setor,mas é preciso , (Sem vírgula) muito concenso (Vírgula) pois vale salientar que a minoria da população mal tem dinheiro suficientemente par alimentação, imagina ter que pagar mais impostos,sabendo-se que é saneamento básico é essencial é preciso focar no assunto (Problemas na construção de sentido), pois trata-se de qualidade de vida, então os gastos com a saúde pública podem ser reduzidos. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Devido a tanta negligência faz-se necessário privatizar, mas cabe aos órgãos competentes fiscalizar atentamente evitandos cobranças abusivas,tem que ter uma associação com Ongs,para que seja feito um trabalho junto a comunidades promovendo reuniões para conscientização da importância do saneamento básico. As empresas também precisam de uma ótica de humanidade deixando de visar só os lucros, não é só favorecer as áreas metropolitanas e turísticas e servir em igualdade até as classes desfavorecidas. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES