Será possível ter um saneamento básico de qualidade sem privatização do serviço? - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A questão do saneamento básico é um dos maiores problemas que sucede no Brasil. Diversas obras cinematográficas mostram claramente esse situação, como no filme “Saneamento Básico” que retrata a história de uma comunidade que batalha para conquistar o direito ao tratamento de esgoto e melhores condições de vida. Apesar de se tratar de uma ficção, sabemos que infelizmente essa situação ainda faz parte da realidade de uma grande parcela de brasileiros, principalmente quando se refere a camada social mais desfavorecida (Vírgula) que inclui residentes de áreas mais afastadas e que não possui a mesma atenção e investimento por parte do Estado. Diante disso, tem-se discutido a possível privatização do saneamento básico. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Segundo dados de serviços de infraestrutura, 48% da população brasileira não possui coleta de esgoto, dado preocupante e que revela uma grave incapacidade do Estado de oferecer um saneamento básico de qualidade e que seja capaz de atingir a todos os brasileiros, situação que acontece devido à grande extensão territorial do nosso país e a escassez de recursos do governo, que acarreta no aumento de doenças na população. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Apesar do saneamento básico ser um direito assegurado pela Constituição Federal, e um dever do Estado garantir esse direito a todos os cidadãos brasileiros, isso não ocorre no Brasil, uma vez que uma grande parcela dos brasileiros não tem acesso a esse serviço. Com a privatização do saneamento básico o principal benefício seria um maior controle de qualidade na prestação do serviço, porém, por outro lado, isso encareceria o preço o que afetaria diretamente a população mais pobre e que não possui condições. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Levando em consideração esses aspectos, é possível notar um grande déficit na gestão tanto do governo como dos Estados de oferecer um saneamento básico de qualidade que consiga atingir toda a população brasileira, fazendo assim necessário a privatização do mesmo. Porém, é preciso levar em consideração a população mais carente. Pensando nisso, uma possível medida que poderia ser adotada pelo governo seria privatizar o saneamento básico somente em áreas urbanas “mais ricas”, ou seja, locais onde as pessoas possuem uma maior aquisição financeira e que podem pagar pelo serviço, assim o Estado diminuiria os gastos e poderia focar nas áreas mais afastadas e de população pobre, que não possuem condições para custear um serviço privado e que teriam esse benefício de qualidade entregue pelo governo. A questão da privatização do saneamento básico é um assunto que exige uma análise minuciosa e que deve visar principalmente a camada social brasileira menos favorecida.

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200