O descaso público em forma de privatização - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O processo de privatização consiste na venda de empresas estatais para a iniciativa privada. Atualmente, essa pauta tem sido muito debatida pelos governantes, como uma forma de obter menos gastos com o gerenciamento das companhias. Contudo, existem serviços essenciais para a sociedade, como o saneamento básico, que se forem privatizados podem afetar famílias de baixa renda ou de regiões de difícil acesso. Para que as mazelas da desestatização não atinjam a população brasileira, é necessário que providências sejam tomadas. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Segundo dados do site UOL (2020), o Senado aprovou uma medida de privatização para o setor de saneamento básico que engloba não somente o fornecimento de água e tratamento de esgoto, como também a limpeza de cidades e armazenamento de águas pluviais. Essa decisão, se aprovada pelo presidente da república, pode afetar negativamente famílias que residam em regiões remotas, sendo elas desinteressantes para o investimento privado. Dessa forma, elas acabariam desamparadas e excluídas no quesito de saneamento básico. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator relevante é o grande número de pessoas que não dispõem de água tratada, sendo 35 milhões de brasileiros, conforme os dados do site BRK Ambiental. Posto isso, é possível perceber a ineficácia dos mecanismos estatais em atender essa demanda da população. Entretanto, há a possibilidade dos indivíduos prejudicados realizarem denúncias e reivindicações, (Sem vírgula) para que o problema seja sanado. Já com a desestatização tornaria-se impossível a manifestação pública e as famílias pobres poderiam não ter condições de arcar com os custos, visto que eles tendem a aumentar com a privatização. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância que o Governo Federal, responsável por garantir o direito de saneamento básico aos municípios, (Boa. Apresenta e desenvolve o agente) providenciem os recursos necessários para atender toda a população, por meio do atendimento às petições e investimento no setor. Atrelado a isso, é essencial que a mídia noticie e informe a sociedade a respeito da situação do país, de forma que as pessoas se conscientizem e se mobilizem em prol do acesso ao saneamento básico por todos. (Ideias fragmentadas) A fim de que os brasileiros possam gozar de seus direitos básicos. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200