Privatização do saneamento básico: será que essa opção é de fato a melhor escolha?

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Na Idade Média, o saneamento básico era precário e isso fazia com que a população ficasse sempre doente (Melhore a apresentação dessa discussão). Na atualidade, o serviço apresentou melhoras, no entanto, é carente nas regiões periféricas das grandes cidades. Nesse sentido, o governo brasileiro resolveu discutir sua privatização com a justificativa de melhoria da qualidade dos serviços e estímulo da economia após a pandemia de coronavírus. Entretanto, questiona-se se essa opção é de fato a melhor escolha. (Melhore a apresentação das discussões iniciais. Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, as empresas públicas universalizam o acesso ao saneamento básico, ao contrário do setor privado, que oferecem o serviço por meio da relação custo benefício. Nesse sentido, as periferias correm o risco de ficar sem esse acesso, pois são regiões habitadas por pessoas de baixa renda e que geralmente não conseguem pagar as contas de água e esgoto, e isso não gera lucro para a iniciativa privada (Melhore a apresentação dessa discussão). Além disso, a privatização encarece ainda mais o valor das taxas por causa da necessidade de investir nos encanamentos, em geral, antigos e com uma série de problemas.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, verifica-se que a privatização apresenta vantagens como a melhoria da qualidade do serviço tal qual a empresa de telefonia Telebrás e crescimento da produção, por meio do aumento do investimento estrangeiro e de impostos ao governo (Melhore a progressão de ideias). Por outro lado, a busca incessante pelo lucro pode resultar em impactos ambientais e socioeconômicos, a exemplo do rompimento de barragem de mineração de Mariana, Minas Gerais, é operada pela empresa Vale, principal extratora e exportadora de ferro gusa. Além disso, o episódio também resultou na morte de 19 pessoas e na destruição das atividades econômicas dos residentes e que até hoje lutam na justiça pelos seus direitos. (Cuidado com a argumentação expositiva)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos argumentos expostos, percebe-se a privatização apresenta problemas, se não for bem planejada para cada situação. Nesse sentido, infere-se que o Governo (Boa. Apresenta o agente) deve, em vez de privatizar, realizar consórcios para auxiliar na manutenção e melhoria dos serviços de saneamento. Nesse caso, os contratos deverão conter cláusulas que estipulam contrapartida (Vírgula) a fim de garantir serviço de qualidade para a sociedade. Além disso, também deverá criar órgãos reguladores para fiscalizar a execução da concessão e propor punições em caso de descumprimento. Com isso, espera-se garantir o bem-estar da população através da menor incidência de doenças.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES