Privatização: a solução

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Decretada pela ONU (Desenvolva a sigla) em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduo o direito à saúde e ao bem-estar social. Aliado a isso, a ideia de privatização do saneamento no Brasil vem para melhorar a eficiência do sistema atual. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro. (Não formulou a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Uma das primícias do capitalismo, o modelo de privatização é visto com sucesso em quase todas as áreas no atual mundo globalizado. O Brasil, em seu histórico de privatizações, tem com exemplo a Embraer, que se tornou uma empresa global após ser privatizada. A exemplo disso, é fundamental que o estado brasileiro conceda o saneamento a iniciativa privada. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O novo marco legal do saneamento básico, aprovado em 2020,promete avanços no sistema de saneamento atual. Sistema esse que está bem atrás dos padrões de um país próspero (Melhore a apresentação dessa discussão). Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento(SNIS), 17% da população brasileira não tem acesso à água tratada, e apenas 46% do esgoto no Brasil é tratado. Essa situação caótica mostra que o sistema de saneamento administrado pelo estado é ineficiente. (Abordagem limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de uma mundo melhor. Para melhorar isso, o governo (Boa. Apresenta o agente) deve manter o programa de privatização do sistema de saneamento com o apoio das outras instituições governamentais brasileiras. Dessa forma, o Brasil poderia superar essa caótico realidade. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES