"Equidade" é o tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais, nesse sentido, percebe-se que o conceito aborda a questão da privatização do saneamento básico tendo em vista que é necessário a análise dos critérios de justiça e igualdade para intermediá-lo de maneira eficaz. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) O saneamento básico é um direito assegurado na Constituição Federal de 1988, e é um dever do Estado garantir esse direito a todos os brasileiros, no entanto, segundo um levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 35 milhões de brasileiros -cerca de 17% da população brasileira- ainda não têm acesso à água tratada. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Acresce que, privatizando esse setor (Vírgula) é facilitada a universialização do saneamento básico no território brasileiro, a exemplo de países como o Chile onde o sistema é privatizado e o serviço cobre cerca de 90% da população. (Desenvolvimento limitado do argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ao privatizar o serviço de saneamento em áreas urbanas que podem pagar pelo serviço, o Estado diminui os gastos, podendo focar nas áreas mais carentes e de população menos favorecida que não podem pagar pelo serviço privado. (Não apresenta a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |