Direito ao Saneamento Básico

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1984, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos, dentre outros, o direito a um lugar seguro para viver. Não obstante, alguns dos desafios enfrentados cotidianamente pelo saneamento básico brasileiro impossibilitam que parte da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, a privatização do saneamento básico deve considerar o tratamento de esgoto gratuito de parte da população brasileira: favelas, comunidades ribeirinhas e quilombolas, zonas rurais e demais localidades carentes que, até hoje, não possuem rede de esgoto. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Faz-se mister, ainda, salientar que há um forte laço entre saneamento básico e saúde como impulso, ao mesmo tempo, do problema que é o enfrentamento ao fim dos esgotos "a céu aberto" presentes nas comunidades carentes do Brasil (Melhore a apresentação dessa discussão). Tal problema se apresenta como "uma pedra no meio do caminho", conforme os versos do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, pois prejudicam a saúde do povo com doenças (tais quais a diarreia e outras), que lotam hospitais e podem levar à morte. Isso revela o quão importante é refletir e agir sobre esse assunto. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, urge que a câmara dos deputados federais (Boa. Apresenta o agente) não banalize o assunto ou discuta a privatização sob o ponto de vista dos grandes centros urbanos - ainda existem brasileiros cuja renda é tão baixa que ou não conseguirão pagar pelo serviço de tratamento de esgoto, ou as empresas gestoras do saneamento, visando o lucro, não se interessarão por essa parcela da população. Deputados e demais responsáveis pela legislação devem, portanto, prever a obrigatoriedade da expansão do saneamento básico a todos os lares brasileiros, bem como garantir isenção para as famílias de baixa renda, uma vez que moradia digna é um direito humano. Dessa forma, o Brasil pode superar os desafios do processo de privatização do saneamento básico.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES